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28 de Maio de 2015 19:57

Entrevista: Kléber Nóbrega fala sobre dissertação do Mestrado em Administração lançada no livro “Qualidade de Serviços em Escritórios de Advocacia”

O livro “Qualidade de Serviços em Escritórios de Advocacia” foi resultado da finalização do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar, do advogado Klevelando Santos. Sob a orientação do Prof. Dr. Kleber Nóbrega, a obra foi lançada no dia 25 de maio e tem o intuito de fazer com que os profissionais do mercado da advocacia direcionem os olhares para qualidade dos serviços que oferecem e percebam o quanto isso reflete na escolha por parte dos clientes, principalmente nas empresas privadas. Os resultados satisfatórios de uma boa gestão, atenta com o seu público, leva cada vez mais em conta a qualidade dos serviços oferecidos perante o mercado.  Em entrevista, o Prof. Dr. Kleber Nóbrega fala sobre como surgiu o tema e a parceria com o também Professor UnP Klevelando Santos.

Como surgiu a ideia do tema sobre o livro?
Kleber Nóbrega – Diante da necessidade de advogados de se desenvolverem em termos de gestão, e na ausência de obras que possam apontar caminhos para a gestão de escritórios de advocacia, em especial da qualidade dos serviços, iniciamos pesquisas a respeito do tema. Existem obras que tratam de gestão em advocacia, principalmente, sobre marketing de advocacia, mas pouca coisa sobre qualidade em serviços advocatícios. Diante deste quadro, a pesquisa conduzida, mais tarde transformada em livro, objetivou trazer uma contribuição para o tema qualidade em serviços aplicada a profissionais do direito que atuem em organizações privadas, os ditos escritórios de advocacia.

O que representa esta temática para os escritórios de advocacia?
Kleber Nóbrega – Hoje o nível de competitividade em escritórios de advocacia se elevou bastante. O mercado de profissionais de advocacia está muito concorrido, e, por outro lado, a sociedade exige, cada vez mais, qualidade por parte dos profissionais. Questões como: o que impacta a percepção do cliente sobre a qualidade dos serviços prestados por advogados; e até que ponto a visão dos profissionais está em sintonia com a visão de clientes, são de extrema importância. E não se deve tratar a qualidade de forma amadora. Cada vez mais entender estas questões, de maneira profunda e estruturada, contribuirá para o bom exercício da profissão.

Quanto tempo dedicado ao livro?
Kleber Nóbrega – A pesquisa, no todo, levou dez meses. Após sua conclusão, o trabalho de reescrevê-la, facilitando a leitura e compreensão por parte dos advogados levou quatro meses.

O que se espera após este lançamento?
Kleber Nóbrega – Este livro foi publicado pela Editora da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Federal. Com isto a OAB espera contribuir para a promoção de Justiça, conforme palavras de seu presidente, o Dr. Marcus Vinicius Furtado Coêlho. O que se espera é que ele sirva de apoio e contribuição para os Advogados aplicarem as recomendações em seus respectivos escritórios. Por outro lado, começa-se a receber convites para proferir palestras em eventos da classe, disseminando, assim, conceitos e princípios das boas práticas em gestão nos escritórios de advocacia.

Por Danielly Souza – aluna de Jornalismo e estagiária da Agência Escola de Jornalismo UnP

Foto: Elpídio Junior