Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

23 de agosto de 2011 11:50

Entrevista: Lucas Longo, fundador do Instituto de Artes Interativas / SP

Um dos destaques da quarta edição do Encontro de Comunicação da Universidade Potiguar – UnP realizado recentemente, foi a palestra de abertura proferida pelo engenheiro Lucas Longo, fundador do Instituto de Artes Interativas/SP. No último dia 18, ele compartilhou um pouco das suas histórias de sucesso e mostrou caminhos e novas possibilidades para o mundo das artes interativas e da comunicação digital. A equipe do UnP EM FOCO conversou com o palestrante, a respeito dessas novidades:

UnP EM FOCO: Como foi que começou seu interesse pela área de Comunicação?

Lucas Longo: No momento em que precisei decidir qual seria a minha profissão, pensei em duas possibilidades: seria Cinematografia ou Engenharia de Produção. Decidi por Engenharia porque pensei que depois pudesse fazer Cinematografia, enquanto o caminho inverso não seria possível. Então avancei com a Engenharia, mas sempre me atualizando e pensando em fazer cursos de vídeo, de multimídia, de artes eletrônicas, enfim, todas as novidades que aos poucos foram surgindo na área.

UnP EM FOCO: Foi assim que surgiu o Lucas Longo profissional de Comunicação?


Lucas Longo: Foi assim que cheguei à área de softwares e de móbiles.  O início foi no ano 2000, com a implementação do primeiro portal WAP do Brasil. Era o começo da Internet no celular; daí veio a implantação das plataformas da OI e o lançamento dos serviços da Ringtone.com no Brasil. Quando vieram os Iphones, pensei: agora, sim, a gente vai ter Internet no celular mesmo. Essa conclusão me fez voltar a investir na criação do Instituto de Artes Interativas, que já era um sonho, e assim as coisas aconteceram há 3 anos atrás.

UnP EM FOCO: Onde foi sua graduação em Engenharia de Produção?

Lucas Longo: Na Rensselaer Polytechnic Institute em Troy, NY. Depois, decidi ingressar mais a fundo no mundo das mídias digitais, com um mestrado de tecnologias interativas na Universidade de Nova Iorque. Minha tese foi um aplicativo de mobile learning para o iPhone.

UnP EM FOCO: O que o Instituto de Artes Interativas define como sendo a demanda do mercado nesta área de aplicativos?

Lucas Longo: Existe uma demanda significativa de pessoas que buscam conhecer melhor como programar o Iphone; por essa razão, o IAI criou o curso de lógica de programação; todos os demais estão voltados nesta área de softwares para aplicativos e a procura, em grande parte, é de programadores mesmo. Nosso diferencial é sermos rápidos na formação, com cursos de até 15 horas semanais e que sejam práticos para quem quer sair “programando” num curto período de tempo.

UnP EM FOCO: o que poderia ser destaque para quem deseja ficar em dia na área?

Lucas Longo: O curso de Android , que é um sistema operacional móvel para dispositivos móveis , como telefones celulares e computadores tablet desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderado pelo Google; e o Windows Phone 7, a nova plataforma para celulares da Microsoft, que ainda não foi lançada no Brasil, mas deve chegar até o final deste ano.

UnP EM FOCO: O que o senhor está trazendo para compartilhar com o público do ECOM?

Lucas Longo: Um pouco dessa história multimídia que eu tive até agora e falar do mercado; o que dá e o que não dá para fazer com um aplicativo, entender essa mecânica, e sobre as tendências e profissões que foram criadas em função das novidades. Hoje em dia, por exemplo, não dá para ser apenas editor de revista: o profissional tem que entender que layout tem que ser formatado para web, iphone, pensar em adaptação de conteúdo e isso precisa ser aprendido e reciclado.

UnP EM FOCO: Para quem deseja ser um diferencial na área, qual é o seu conselho?

Lucas Longo: Para ser diferenciado, o profissional primeiro tem que usar muitos aplicativos; porque aí surgem as idéias de interação, de navegação, de usabilidade que já estão aí no mercado e já tem muita coisa boa.Estudar esses produtos, esse mercado, isso é importante. Saber um pouco de tecnologia, entender as novidades, entender como funcionam sistemas de um modo geral, para entender como isso acontece no Iphone, na Internet, isso é importante, principalmente para o profissional de criação. Fica a dica.