Acessibilidade
10 de outubro de 2011 11:18

Entrevista: Tutora aponta sucesso nas atividades da EaD na UnP

A Educação a Distância – EaD da Universidade Potiguar – UnP está recebendo inscrições para seu Vestibular que acontece nos dias 11, 13 e 15 deste mês. Inscreva-se já! Veja na entrevista a seguir, algumas novidades sobre a EaD, com a Tutora Maria de Fátima Jorge de Oliveira (Tutora da EaD)

UnP EM FOCO: Há quanto tempo a senhora é tutora da Educação a Distância na UnP e como é feito esse trabalho?

Maria de Fátima: Estou vinculada a EaD (NEaD/UnP) desde a produção do nosso livro-texto. Posso contabilizar dois anos de trabalho em equipe, vivenciando um processo de ensino-aprendizagem muito rico. A Equipe do NEaD é competente e o entrosamento tem sido fundamental para o sucesso da nossa Disciplina “ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA”. Ocorre planejamento, troca de idéias e construção conjunta sobre a pratica da EaD na UnP, antenada com ocorrências globais. Existe “encontro verdadeiro” entre dirigentes, professores, alunos e colaboradores.

UnP EM FOCO: Como é a relação do tutor com o aluno EaD?

Maria de Fátima: É necessário reconhecer o potencial dos alunos na atualidade, que metodologicamente estão bem equipados para “procurar coisas”. Isto facilita a comunicação. A relação vem acontecendo de forma bastante tranquila. Mesmo “a distância”, é fundamental desenvolver o espaço de afeto, do companheirismo e da alegria. Como diz nosso ilustre Rubens Alves: “O saber somente é bom com sabor”. Então, buscamos unir a fome do aprender com a vontade literal de saborear o gosto deste conhecimento reflexivo e crítico.

UnP EM FOCO: Como a senhora avalia o desempenho dos alunos na EaD?

Maria de Fátima: Associar os aportes teóricos junto às vivências práticas, principalmente ligadas aos contextos pessoal, familiar e social, tem ativado a participação dos alunos no cumprimento das atividades. Podemos observar ótimos índices de desempenho. Isto fica mais visível quando verificamos que estamos em contato com grupos relativamente grandes. Numa palavra: Gratificante

 

Acesse www.ead.unp.br e saiba mais.