Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

30 de novembro de 2017 15:02

Equipe Bajaguar apresentará primeiro protótipo em dezembro

Alunos de Engenharias e TI se empenharam durante o mês de novembro para a montagem de uma estrutura e motor que serão expostos na Unidade Roberto Freire

A equipe Bajaguar esteve bastante ocupada no mês de novembro. Em três semanas, os alunos da Escola de Engenharias e TI do Campus Natal estiveram empenhados no projeto e execução de um veículo promocional. O objetivo é incentivar os futuros e atuais estudantes a se engajar em uma experiência universitária, conhecendo e participando de um projeto com repercussão mundial como exemplo do Baja SAE BRASIL. O protótipo desenvolvido será exibido na UnP da Roberto Freire durante o mês de dezembro.

Como proposta da Coordenação de Engenharia Mecânica, o grande desafio para a equipe nessa primeira etapa foi realizar a tarefa em pouco tempo, com os materiais disponíveis no Laboratório de Mecânica e outros materiais que antes seriam desperdiçados. A ideia foi promover o engajamento dos membros dentro de uma cultura de sustentabilidade, reaproveitamento e diminuição de custos.

Paralelo à construção da estrutura e demais componentes, foram realizados os primeiros testes dos motores que irão equipar o veículo. Os alunos utilizaram fluidos apropriados para lubrificação e funcionamento e contaram com o apoio da empresa WTT Distribuidora, patrocinadora e parceira da equipe.

Para conclusão do trabalho a tempo, a equipe chegou a trabalhar até três turnos diários no Box da Bajaguar, onde foi realizada a fabricação e montagem do protótipo. Os alunos também realizaram estudos teóricos, benchmarking e pesquisas em todas as áreas veiculares.