Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

21 de agosto de 2015 19:09

Equipe da Sala de Apoio a Amamentação e Banco de Leite recebe treinamento do Ministério da Saúde

Contribuindo para a melhoria do serviço prestado na Sala de Apoio a Amamentação e Banco de Leite, inaugurada na Clínica Integrada da Saúde do Campus Mossoró, a Escola da Saúde da Universidade Potiguar promoveu, no dia 13 de agosto, um treinamento para a equipe que atua no novo ambiente. Enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas foram orientados pela Tutora em sala de amamentação e aleitamento materno do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Edilene Torquato, que é Técnica em Enfermagem e Assistente Social, e funcionária do Banco de Leite de Mossoró.

O treinamento abordou, entre outros aspectos, a triagem de doadoras, técnica de ordenha manual e processamento de material estéril para acondicionamento do leite, controle de qualidade e acondicionamento do leite. Essa ação é um dos requisitos da certificação pelo Ministério da Saúde para as salas de Apoio à Amamentação. Além desse, outros cursos e oficinas já ficaram agendados para o semestre, com a finalidade de que toda a equipe desenvolva um trabalho de excelência e em consonância com as prerrogativas do MS.

O Professor Wanderley Fernandes da Silva, Coordenador Acadêmico da Escola da Saúde no Campus Mossoró, e do Curso de Enfermagem, conta que, “a sala já está em perfeito funcionamento. Mas é importante que estejamos ainda mais capacitados, pois apesar de parecer muito simples, o leite materno é muito sensível e precisa de todo um cuidado específico no seu manuseio. Queremos oferecer uma amamentação ideal para o bebê, conforto, informação de qualidade e tranquilidade para a nutriz e sua família, como também possibilitar a captação de um maior número de doadoras universais de leite materno para que outras crianças, cujas mães não puderam amamentar, possam receber esse alimento, que é fonte de imunização e nutrientes para o bebê”.