Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

22 de Maio de 2017 19:19

Escola 4º Centenário recebe projeto “Por Trás da Tela” em parceria com alunos de História da UnP

A Escola funciona na Unidade Floriano Peixoto e recebeu no dia 16 de maio projeto que visa intertextualidade com as aulas por meio do cinema.

O projeto Por Trás da Tela realizou no dia 16 de maio a sua primeira ação do ano. A atividade foi desenvolvida a partir da parceria entre o Laboratório de Estudos Históricos, o Centro Acadêmico do curso de História da UnP e os alunos e professores da Escola Municipal 4º Centenário, que funciona na Unidade Floriano Peixoto. Participaram da aula 140 estudantes do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.

Na ocasião, foi reproduzido o filme “O caminho para El Dourado”, além da discussão sobre a História das Américas. No momento de exibição do filme houve grande interação dos alunos com os componentes do projeto, abordando os temas que se passaram na narrativa e reflexões sobre valores morais e sociais presentes no enredo.

O propósito do projeto Por Trás da Tela é acrescentar ao conhecimento dos estudantes da Escola de Educação da UnP acerca da cinematografia como recurso pedagógico no ensino de História. Assim, a atividade envolve a comunidade local, promovendo acesso ao estudo do cinema nacional e internacional, de longas e curtas-metragens, visando à construção sociocultural e política no ambiente escolar.

O grupo responsável pelos estudos analisa e seleciona os filmes que serão exibidos para determinadas turmas do Ensino Fundamental, tratando de temas voltados à história que proporcionem intertextualidade com as aulas, no intuito de um debate final.