Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

11 de junho de 2015 17:37

Escola da Saúde do Campus Mossoró conclui mais uma edição do Projeto Interdisciplinar PROINTER

Durante o mês de junho os alunos dos cursos da Escola da Saúde do Campus Mossoró – Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, estão engajados nas apresentações e defesas do Projeto Interdisciplinar – PROINTER.

O PROINTER é uma estratégia metodológica e didática de articulação de saberes e práticas entre os componentes curriculares de uma mesma série, do ensino com o serviço, ensino com a pesquisa e a extensão. Desenvolvido na Escola da Saúde do Campus Mossoró desde 2008, a proposta teve início no curso de Enfermagem e se disseminou nos demais cursos da Escola da Saúde e de outras Escolas no Campus.

Para sua efetivação, a Escola da Saúde lança um edital no início de cada semestre contendo os temas, eixos de discussão dos temas por série e curso, tipos de abordagens (pesquisa bibliográfica, proposta de intervenção na comunidade, documentário), períodos de orientações pelos docentes, prazos de pré-banca e bancas finais. A escolha dos temas segue sempre a necessidade dos perfis epidemiológicos da cidade de Mossoró, com foco em comunidades nas quais a Universidade está inserida com outras atividades práticas e estágios. Desde 2014.1 são adotados cinco territórios de saúde na cidade de Mossoró, com a perspectiva que trabalhando a mesma realidade com enfoque nos problemas ali existentes, seja possível transformar as realidades.

Esse semestre, foram trabalhados temas comuns a todos os cursos. Para os alunos da Escola da Saúde da 2ª série o tema sugerido foi a Diabetes Gestacional, em formato de revisão bibliográfica e apresentação em Banner. Para as 3ª séries o tema foi a Hepatite, também com revisão bibliográfica. A partir da 4ª série os alunos devem fazer uma captação da realidade objetiva dentro do tema, montar e realizar uma proposta de intervenção em um dado espaço do território de saúde e finalizar com um documentário que apresente toda a discussão. Nas 4ª e 5ª, 6ª séries o tema foi a Hanseníase, e nas 7ª e 8ª séries o tema foi a Tuberculose.

Ao todo foram mais de 80 trabalhos em banner, com apresentação oral, de revisão do tema com enfoque na formação. Mais de 120 intervenções em diversos espaços dos cinco territórios de saúde, com foco nas temáticas específicas. Os resultados foram registrados nos documentários cujas apresentações finalizaram na última semana.

“Os alunos ao vivenciarem a proposta do PROINTER conseguem ter uma visão interdisciplinar de cada série e do seu curso como um todo. Além disso, outras competências são instigadas e trabalhadas neles, como: trabalho em equipe, tomada de decisão, comunicação em saúde, promoção da saúde, autonomia, interdisciplinaridade e interprofissionalidade. O aluno aprende fazendo, e desfaz aprendizagens engessadas. É para além de uma tarefa. É uma vivência da futura prática profissional e interprofissional”, conta o Professor Wanderley Fernandes, Diretor do CIS Mossoró.