Acessibilidade
27 de julho de 2016 16:41

Escola da Saúde intensifica campanha de Biossegurança

Idealizada pela Comissão Interna de Biossegurança da UnP, a campanha educativa tem o objetivo de propagar medidas de segurança nos ambientes da Escola.

Com o objetivo de manter a redução de riscos de acidentes no ambiente acadêmico e profissional, a Comissão Interna de Biossegurança da Universidade Potiguar (COINB) intensifica em 2016.2 uma campanha por atitudes conscientes dos alunos e colaboradores da Instituição quanto a utilização das instalações da Escola da Saúde. Tratam-se de medidas comumente adotadas e já familiares aos profissionais da área, necessárias.

Foco da campanha, de acordo com as orientações do COINB, a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, como gorro, óculos de proteção, máscara, jaleco, luvas e sapatos fechados é restrita aos laboratórios, clínicas, hospitais e centro cirúrgico. Tal medida tem o objetivo de garantir a segurança da comunidade acadêmica, afastando-os dos riscos biológicos e químicos.

A Professora Girlene Freire, Presidente do COINB, também chama a atenção para que as normas internas de cada laboratório e ambiente clínico sejam respeitadas. A Professora lembra que a Comissão realiza campanhas educativas com a função de orientar os alunos e colaboradores da Universidade, mas a prática dessas ações em prol da segurança é de responsabilidade de cada um.

Para manter a salubridade dos ambientes, a campanha também enfoca na necessidade em adotar o hábito de lavar as mãos antes e após a realização de procedimentos, não utilizar adereços, como relógios, brincos, e anéis, e respeitar as regras de não comer, beber, fumar e usar celulares.

Se você faz uso dos laboratórios, clínicas, hospitais e centro cirúrgico da UnP, seja consciente e adote as medidas de segurança cabíveis para cada ambiente.