Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

30 de outubro de 2013 14:41

Escola da Saúde participará de campanha contra diabetes

Professores e alunos da Escola da Saúde da Universidade Potiguar participarão, no dia 10 de novembro, da campanha “Entre em ação pelo dia Mundial do Diabetes”. A campanha é realizada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM-RN, com o apoio da Sanofi Aventis, UnP e de diversas entidades. A ação, que acontecerá das 7h às 12h no Parque das Dunas, antecede campanha de prevenção do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro.

Participarão cerca de 50 alunos do curso de Medicina da UnP na execução das  seguintes funções: aplicação de questionário que visa rastrear risco de desenvolver diabetes melitus, avaliação de glicemia capilar, pressão arterial e graus de obesidade. Nos indivíduos portadores de diabetes, os alunos examinarão os pés para detecção de complicações e os encaminharão para exame dos olhos, por médicos retinólogos que estarão presentes.

De acordo com a coordenadora da campanha, professora Neidmar da Mata, que atualmente é presidente da SBEM-RN, o foco será rastrear a retinopatia diabética. “O foco maior da campanha será rastrear a retinopatia diabética, por ser uma doença progressiva, assintomática na maioria das vezes e uma das mais importantes causas de cegueira no mundo”, explicou, alertando ainda que “em pacientes  com 5 a 10 anos de doença a incidência chega a ser  superior a 50%. A detecção precoce com o encaminhamento adequado para a terapia é importante para preservar a visão em indivíduos  diabéticos”.

Obs: Confira arquivo sobre campanha do Dia Mundial do Diabetes.

1066