Acessibilidade
1 de Abril de 2014 19:05

Escola da Saúde realiza simulação de atendimento em eventos de massa

A Escola da Saúde da Universidade Potiguar realizou no último dia 28 uma simulação de atendimento em eventos de massa, que ocorreu no pronto Socorro do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. A simulação contou com a participação da Professora de Enfermagem UnP e Coordenadora do NEP SAMU Natal, Renata de Lima Pessoa; Prof. Ariano José Freitas de Oliveira, Chefe do serviço de cirurgia geral do hospital Walfredo Gurgel, e 30 alunos do curso de Enfermagem que atuaram como vítimas da simulação.

Os discentes foram maquiados pelo profissional em Moulage – Maquiagem realística, Thiago Mascarenhas, da Escola da Saúde. Este treinamento foi organizado pelos Núcleos de Educação Permanente dos SAMUs Natal-RN em parceria com a Força Nacional, o Hospital Sírio Libanês e o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, fazendo parte das capacitações da equipe de saúde para Copa do Mundo.

A Escola da Saúde foi convidada a participar desta ação pela Secretaria do Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal do Natal. A Coordenadora do Hospital Simulado da UnP, Ana Loísa Araújo, falou sobre o momento. “A participação da Escola da Saúde da Universidade Potiguar ratifica o compromisso da Instituição com seus parceiros, responsabilidade social e excelência acadêmica. A atuação dos discentes na valorosa imersão de um cenário in loco evidencia que a simulação, como metodologia ativa praticada na sua formação, contribui para o trabalho em equipe, divisão de tarefas e liderança que em atuação enquanto paciente pode refletir, potencializando a fidedignidade, a seguridade e a excelência de sua atuação, contribuindo diretamente com qualidade de atendimento e serviços ofertados, beneficiando a população e fortalecendo o sistema de saúde. Esta parceria torna notório o reconhecimento da simulação da Universidade Potiguar no Estado do Rio Grande do Norte” disse.

O médico do SAMU- Natal, Carlos Eduardo, também expressou a relevância da parceria com a Universidade Potiguar. “Pela estrutura metodológica, experiência em simulação, além do benefício em contribuir para a formação de discentes de Enfermagem proporcionando a ideia da rotina em urgência e emergência”, elogiou.