Acessibilidade
3 de novembro de 2015 10:01

Escola de Engenharias e Ciências Exatas marca presença no XVII Congresso Científico e Mostra de Extensão

Envolvendo alunos e professores, a Escola de Engenharias e Ciências Exatas marcou presença durante o XVII Congresso Científico e Mostra de Extensão, e nos dias 28 e 29 de outubro as atividades da Escola agitaram a praça de alimentação da Unidade Roberto Freire, com exposições e competições.

No primeiro dia do Congresso, os Professores Maurílio Lucena, Felipe Ferrucio e Ítalo Valle, coordenaram a apresentação do Pórtico do APO, atividade que envolveu os alunos do PET de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo na missão de projetar e construir peças de concreto armado o mais resistentes possível. O objetivo é fazer com que a peça resista ao impacto vertical provocado por uma carga de até 15 kg. Abaixo da peça, é colocado um ovo, que deve ser protegido pelo concreto. Diante do sucesso da apresentação, a atividade possivelmente dará origem a um concurso no próximo Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas do Campus Natal.

Ainda na quarta-feira, dia 28, a Escola de Engenharias e Ciências Exatas realizou a segunda edição do Concurso de Pontes de Macarrão, sucesso entre participantes e o público do Congresso Científico. A equipe 100% Macarrone, composta por Ramon Barca de Azevedo e Daniel Rodrigues, ambos da 7ª série do Curso de Engenharia Civil, foi a campeã e sua ponte suportou 44,100 kg. O Concurso consiste na aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de estruturas através da construção de uma ponte produzida exclusivamente por macarrão cru e massa epóxi que, seguindo o regulamento, deve ter no máximo 1 kg e um vão de 100 cm.

Já no segundo dia do Congresso, no dia 29 de outubro, foi realizada uma exposição de maquetes com ideias e soluções para a automação residencial, coordenada pelos Professores André Felipe de Oliveira e Allan Karlo. Maquetes ricas em detalhes e recursos tecnológicos chamaram a atenção do público e foi mais um ponto alto da participação da Escola no Congresso Científico. Outra atividade desenvolvida foi o e-Laborando seu TCC, realizada através do grupo de trabalho do e-Labora, que através de uma banca simulada, auxiliou alunos que irão defender seu Trabalho de Conclusão de Curso neste semestre.