Acessibilidade
16 de outubro de 2015 17:44

Escola de Engenharias e Ciências Exatas promove Concurso de Ponte de Macarrão durante o XVII Congresso Científico e Mostra de Extensão

Voltado para alunos da 5ª a 8ª série do curso de Engenharia Civil, o Concurso promete ser mais uma atividade de sucesso durante o Congresso...

Sucesso em diversas instituições de ensino pelo mundo, a grande atração do Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas, também irá acontecer durante o XVII Congresso Científico e Mostra de Extensão da Universidade Potiguar. O Concurso de Pontes de Macarrão da Universidade Potiguar promete repetir o sucesso da primeira edição no próximo dia 28 de outubro, às 19h, na praça de alimentação da Unidade Roberto Freire, e já possui 16 equipes inscritas.

A competição tem como objetivo estimular os alunos de Engenharia Civil a praticarem seus conhecimentos, construindo uma ponte utilizando macarrão cru e cola, onde a estrutura pronta tenha no máximo 1kg e um vão de 100cm. A equipe que construir a ponte que suportar o maior peso em seu vão, ganha o Concurso. De acordo com o Professor Felipe Ferrucio, à frente da atividade, “na última edição, as três primeiras colocadas suportaram respectivamente, 19kg, 14kg, e 12kg de carga no centro do seu vão. Uma vez que o peso limite das pontes foi de 1kg, as pontes suportaram uma carga de até 19 vezes maior que seu próprio peso, justificando e esclarecendo a importância dos conceitos e conhecimentos técnicos para os alunos de engenharia.”

O Concurso das Pontes de Macarrão é voltado para alunos da 5ª a 8ª série do curso de Engenharia Civil, que devem utilizar os conhecimentos e técnicas aprendidas e desenvolvidas ao longo da graduação, entre eles, os princípios da resistência dos materiais, estabilidade das construções, análise das estruturas e desenho técnico.