Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

2 de outubro de 2014 15:54

Escola de Engenharias e Exatas participa da organização do Congresso Brasileiro de Concreto

Professores e estudantes da Universidade Potiguar participam do 56º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC), que será realizado este ano em Natal entre os dias 7 e 10 de outubro, no Centro de Convenções. O objetivo é divulgar pesquisas sobre o concreto e suas estruturas, as inovações de produtos e processos, melhores práticas construtivas, normalização técnica, projeto estrutural e sustentabilidade

A coordenação desta edição do congresso está a cargo de Hênio Fonseca Tinoco, professor do curso de Engenharia Civil da UnP e diretor da Comissão Regional do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), que promove o evento. Outro professor da Escola de Engenharias e Ciências Exatas envolvido com a organização é o engenheiro Maurilio de Medeiros Lucena, diretor financeiro da Comissão.

O congresso, segundo o professor Hênio Tinoco, tornou-se uma referência na área especialmente por representar uma oportunidade de atualização e troca de informações com profissionais de várias partes do Brasil e de outros países. Entre os palestrantes, estão os professores Hani Nassif Rutgers, da Universidade New Jersey (EUA) e Herbert Wiggenhauser, do Federal Institute BAM for Materials Research and Testing, Alemanha.

Outro destaque do CBC, as competições práticas entre estudantes, tem este ano a coordenação de outro professor do curso de Engenharia Civil da UnP, Ítalo Vale Monte Júnior. Um dos concursos é Aparato de Proteção ao Ovo, que busca testar a capacidade dos competidores no desenvolvimento de elementos estruturais que resistam a cargas dinâmicas. Este ano, pelo fato de haver um professor da instituição na coordenação, o que caracterizaria conflito de interesses, os alunos não podem participar das competições.

Pesquisa e-Labora
O Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP (e-Labora) marcará presença no 56º Congresso Brasileiro do Concreto, por meio da participação de professores e alunos bolsistas da pesquisa ‘Reaproveitamento da água de lavagem das betoneiras em canteiros de obras por processo de filtração’, coordenado pelos professores Ítalo e Carla Menezes. O aluno Hugo Diniz, do 8º período de Engenharia Civil, descreve o processo: “Trata-se de um sistema de decantação e filtragem da água de lavagem das betoneiras, que contém compostos com potencial intoxicante, tornando o líquido apto para reuso dentro do canteiro de obras.”.

Por Stella Galvão, Gestora de Comunicação da Escola de Engenharia e Ciências Extas