Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

27 de Março de 2015 17:28

Escola de Engenharias e Ciências Exatas comemora receptividade de novos alunos durante semana de acolhimento

Nas duas primeiras semanas de aula a Direção, Coordenações de Cursos e Professores da Escola de Engenharias e Ciências Exatas da UnP, colocaram em prática as ações de acolhimento prestigiadas por grande número de calouros, que já estão comparecendo em massa às atividades sequenciais ao início do semestre letivo.

A estratégia de colocar os alunos das turmas iniciantes em contato com todos os recursos e possibilidades de aprendizagem foi amplamente bem sucedida, na avaliação do Professor Gedson Nunes, Diretor da Escola de Engenharias e Ciências Exatas. “Os alunos aderiram com entusiasmo à nossa proposta de mostrar todo a estrutura dos cursos e já começaram a buscar as atividades oferecidas a partir do primeiro semestre, como as aulas de nivelamento aos sábados”, comemorou.

As novas turmas tiveram a oportunidade de conhecer toda a Unidade da Escola de Engenharias e Ciências Exatas, guiados por professores. A apresentação da estrutura curricular dos Cursos coube aos coordenadores, com o detalhamento das atividades de prática laboratorial no decorrer dos semestres. Os alunos puderam conhecer os laboratórios e participar de alguns experimentos, em aulas práticas, para conhecer o potencial de utilização dos recursos ao longo do curso.

Outras atividades incluíram palestras com profissionais de cada uma das áreas dos diversos Cursos – total de 19 diferentes Graduações, visita à biblioteca, apresentação dos recursos de pesquisa online e palestra da equipe de Internacionalidade da UnP, informando aos alunos as diversas possibilidades de inserção em instituições universitárias de outros países, sob a forma de bolsas, intercâmbio e participação em prêmios oferecidos pela Rede Laureate, da qual a UnP é uma das integrantes no Brasil.

O Diretor Gedson Nunes falou aos calouros, destacando os grandes diferenciais dos cursos oferecidos pela Escola, que começam em um corpo docente altamente qualificado e se estendem pela infraestrutura de pesquisa e extensão hoje existentes na Unidade Nascimento de Castro da Universidade Potiguar. “A Escola de Engenharias e Ciências Exatas tem um protagonismo hoje no cenário da economia potiguar, com nossos egressos ocupando posições estratégicas nas áreas que escolheram para atuar”, ressaltou o diretor.

Outro destaque das Semanas de Encantamento foi o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora), cujas nove pesquisas ao longo de 2014 geraram produtos como o aplicativo incorporado à rotina de um setor importante para a economia potiguar, o da Extensão Rural. A apresentação coube, em todas as turmas, ao presidente do e-Labora, Professor Wendell Paiva. “O e-Labora representa uma oportunidade para os alunos envolverem-se diretamente com pesquisas sob orientação dos professores, o que certamente fará a diferença no mercado de trabalho”, explicou. Este ano, são 14 pesquisas em desenvolvimento, das quais 11 no Campus Natal e 3 no Campus Mossoró.

Por Stella Galvão, gestora de comunicação da Escola de Engenharias e Ciências Exatas