Acessibilidade
8 de novembro de 2017 18:15

Escola de Saúde participa de mais uma ação de castração de animais

Na oportunidade os alunos puderam aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos

Cerca de 20 alunos, com a colaboração de professores e tutores do Curso de Medicina Veterinária participaram de mais uma ação de castração de animais, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Natal em parceria com a UnP. Durante essa atividade, os animais escolhidos para contracepção cirúrgica foram apenas gatos machos. A ação ocorreu em duas etapas: no dia 3 de novembro foi feita a triagem para analisar os animais aptos para o procedimento e no dia seguinte foi feita a castração com os felinos selecionados.

Na ocasião foram castrados 68 animais, somando um total de 120, contando com a primeira ação realizada em setembro. Uma média de 180 animais ainda serão submetidos a esse procedimento nas próximas ações. A castração é uma maneira eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças, até mesmo para o ser humano.

O Coordenador Clínico do Centro de Saúde Veterinária, Prof. Rodrigo Mendes explica que, com o projeto de contracepção cirúrgica, é oferecido ao acadêmico de Medicina Veterinária da UnP a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos. Além da participação dos alunos de Graduação, esse projeto permite a inserção de estudantes de Pós-Graduação (residência médica e mestrado).

“O aluno que participa de um projeto de extensão visualiza a importância da atuação da Universidade em benefício da comunidade. Esse tipo de atividade pode promover a formação de um profissional preparado tecnicamente, como também de um profissional cidadão”, declara Mendes.

A ação de castração de animais foi realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde do Natal (CCZ/SMS).