Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

27 de novembro de 2019 11:49

Escola Lourdes Guilherme ganha novos ambientes com o DeCoração

Projeto do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada reúne alunos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores


A Escola Estadual Lourdes Guilherme, no bairro de Neópolis, em Natal, está ganhando uma revitalização de seus espaços. Por meio do projeto DeCoração, um grupo de alunos e professoras de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, propôs projetos e já está executando a melhoria em ambientes.

Iniciadas no primeiro semestre de 2019, nos últimos meses, as atividades focaram na recuperação a Sala de Professores. Primeiramente, os universitários fizeram uma análise de melhoria do espaço. Logo depois, foram propostas plantas, novo layout e uso de mobiliário.

De acordo com a Coordenadora do DeCoração, Profa. Juliana Melo, o maior desafio é o custo. “Tentamos adequar as ideias dos alunos ao que é possível dentro do orçamento da escola. Por isso, trabalhamos muito com o reuso dos móveis”, explica.

Ação

Juntamente com a orientação de Juliana, o trabalho é ainda realizado com a colaboração da Profa. Raissa Mafaldo. Dessa forma, diante das análises feitas na Lourdes Guilherme, o grupo de 11 estudantes propôs modificações em quatro ambientes: um interno e outro externo.

Na Sala de Professores, já foi realizada a limpeza dos armários, eliminação de móveis que não podiam mais ser utilizados e pintura das paredes. Além disso, os estudantes fizeram uma nova organização do layout. Finalmente, em dezembro, eles devem entregar o ambiente finalizado.

Projeto

O DeCoração faz parte dos projetos de extensão do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora). A proposta é trabalhar, além de escolas públicas, também residências de pessoas de baixa renda. Com isso, espera-se reduzir condições de insalubridade, promover saúde e ampliar o acesso da população de menor renda a projetos de Arquitetura e Design.

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.