Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

3 de setembro de 2019 18:09

Escritório Modelo oferece atendimento gratuito à população de baixa renda de Mossoró

10 famílias foram selecionadas para receber orientação dos alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo

Os alunos da graduação em Arquitetura e Urbanismo do Campus Mossoró desenvolvem neste semestre um projeto que beneficiará 10 famílias de baixa renda, residentes na cidade. Através do Escritório Modelo do curso, projeto de extensão ligado ao Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) essas famílias que não podem pagar por profissionais, receberão gratuitamente projetos arquitetônicos para construção, reforma e regularização de imóveis.

O atendimento será feito pelos alunos do curso com a orientação dos professores. O objetivo do projeto é levar assistência às famílias de comunidades mais carentes, e aproximar os estudantes das mais variadas demandas da área, sendo eles beneficiados pela prática, saindo das salas de aula.

Sendo vista muitas vezes como algo que encarece as obras, a ideia da realização do projeto de extensão é desmistificar esse pensamento, e mostrar como é importante que os projetos de reforma e construção tenham a supervisão de um profissional da área, que garantirá a realização dentro dos padrões técnicos e a segurança das famílias residentes desses imóveis.

A triagem dos selecionados foi feita com apoio do curso de Serviço Social. Neste semestre, essas 10 famílias serão as únicas beneficiadas, e o objetivo é que nos próximos períodos letivos, o atendimento do Escritório Modelo seja ampliado, chegando a um maior número de pessoas. Atualmente, os projetos estão na fase de regularização de documentos, e em seguida, serão feitos os atendimentos com os clientes. O projeto é pioneiro, e o único oferecido por uma Instituição de Ensino Superior em Mossoró, além disso, o EMAU é aprovado pelo Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.