Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

17 de Março de 2014 18:03

Estudantes da FPB disputarão o mundial da Laureate Culinary Cup

As alunas Izadora Evelin e Adriana Miranda, da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), serão as representantes do Brasil na etapa mundial da 3ª Laureate Culinary Cup – concurso de gastronomia disputado este ano entre os integrantes das escolas da Rede Laureate do Brasil, México, Equador, Chile, Jordânia, Costa Rica, Panamá e Estados Unidos. O evento acontecerá entre 17 e 20 de junho no Chile.

A Laureate Culinary Cup – Etapa Brasil by Nestlé Professional aconteceu em São Paulo em 10 de março, no campus centro da Universidade Anhembi Morumbi – em São Paulo e o cardápio vencedor “Entre Rio e Mares” combinou ingredientes da região amazônica e do Nordeste. “Quisemos fazer esse cardápio com elementos de culturas que não são as mais valorizadas pelos brasileiros e com isso mostrar a variedade e a riqueza de sabores dessas regiões”, conta Izadora. A estudante de 26 anos é bisneta de índio e de português e diz que os pratos contam sua história de vida. Adriana, 39, é sua grande parceira nessa jornada gastronômica inspirada nas tradições indígenas e portuguesas.

Juntas, elas impressionaram o júri formado por renomados chefs brasileiros e estrangeiros. Quesitos como higiene e manipulação de alimentos, técnicas culinárias, apresentação dos pratos e, claro, o sabor das receitas, foram avaliados. Em segundo lugar, dupla formada por alunos da Universidade Anhembi Morumbi, Vitor Coelho e Lucas Galli, os vencedores da etapa nacional de 2012 e que ficaram em terceiro lugar no mundial daquele ano. Estudantes da Unifacs (Universidade Salvador) Charles Silva e Daniel Macedo, ficaram com a terceira colocação.

Rosa Moraes, organizadora da etapa nacional do concurso e diretora de Hospitalidade da Laureate Brasil, afirma que o evento cumpriu com objetivo de estimular a criatividade e a troca de experiências entre os estudantes de gastronomia. “Além disso, nos permitiu ensinar na prática como é importante lidar com a concorrência e a competitividade típica do mundo dos grandes chefs”, completa.

Essa é a terceira edição da Laureate Culinary Cup, evento que estimula e incentiva a troca de experiências entre os estudantes. “Esta é uma das maneiras encontradas pela Laureate para enriquecer os processos educacionais e ampliar o leque de conhecimento dos estudantes sobre outras culturas, sabores e costumes”, explica Rosa. “O nível de qualidade nos pratos dos candidatos demonstra que estamos no caminho certo ao definir um currículo que alia teoria e prática em todas as nossas instituições. Além disso, ao proporcionar este intercâmbio entre alunos e profissionais, garantimos uma formação completa”.

Participaram da competição seis duplas de alunos de Gastronomia de instituições de ensino da Rede Laureate Brasil: UNIFACS (Universidade Salvador), UNP (Universidade Potiguar), FG (Faculdade dos Guararapes), FPB (Faculdade Internacional da Paraíba), Centro Universitário IBMR e Universidade Anhembi Morumbi.