Acessibilidade
9 de Maio de 2016 18:51

Estudantes da UnP participam de mutirão de atendimento a crianças com microcefalia

Alunos e professores dos Cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Serviços Social e Psicologia da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, colocaram em prática os conceitos de responsabilidade social da Instituição, e no sábado, dia 7 de maio, participaram do mutirão para emissão de laudos circunstanciado para crianças já notificadas com suspeita de microcefalia. A Ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, no Centro Especializado em Habilitação e Reabilitação, em Natal.

Na oportunidade, 70 crianças foram atendidas com o objetivo de viabilizar os laudos que confirmam o diagnóstico da microcefalia, pois, através do documento as famílias podem ser encaminhadas aos Centros de Referência em Assistência Social, para terem a possibilidade de serem incluídas nos serviços de proteção social do Governo Federal.

Os estudantes da UnP participaram do mutirão colaborando com o acolhimento e escuta das mães, da conferência de exames, trabalharam com o diagnóstico, e com a equipe de serviço social do município. Durante a ação ainda foi realizada triagem ocular. Os serviços foram ofertados para pacientes das regiões de São José de Mipibu, João Câmara e Região Metropolitana de Natal.

Para a Professora Maísa Suares, Coordenadora do Centro Integrado da Saúde, “ações de intervenções como essa, terão sempre o propósito de melhorar a vida dessas crianças e enquanto instituição temos essa responsabilidade perante a sociedade, assim nossas atitudes refletiram diretamente na formação do nosso aluno, compreendendo e vivenciando a realidade de enfrentamento dessas famílias e crianças.”