Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

21 de dezembro de 2018 13:13

Estudantes de Engenharia Elétrica criam laboratório experimental

O laboratório de estudos é estruturado por redes de fibra óptica

Alunos da 10ª série do Curso de Engenharia Elétrica, em parceria com a empresa de telecomunicações Cabo Telecom, criaram um laboratório para estudos internos com protótipos de rede HFC (Hybrid Fiber Coax), em tradução livre, redes híbridas de fibra óptica e cabos metálicos.

Acompanhados pelos professores da UnP Isaac Danilo e João Campos, graduandos dos Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação visitaram as instalações da Cabo Telecom em maio de 2017. Após realizar a visita e conhecer o espaço, surgiu a ideia de criar o laboratório.

Clebson Gois, aluno do Curso de Engenharia Elétrica comenta sobre o objetivo e a importância do laboratório. “A criação deste laboratório visa incentivar o estudo da tecnologia HFC de forma prática”, explicou o estudante.

De acordo com o Diretor técnico da Cabo Telecom, Décio Feijó, a prática contribui diretamente no conhecimento prático dos alunos. “É muito importante alinhar a teoria com a prática. Com este laboratório esperamos que os alunos possam entender melhor como funcionam as redes HFC”, afirmou o Diretor. Vale salientar que a Cabo Telecom doou os equipamentos que compõe a estrutura do laboratório.