Acessibilidade
3 de julho de 2017 16:32

Estudantes de Medicina Veterinária criam protótipo de simulação de cirurgia em cães

Os alunos criaram a modelagem completa de filhotes em simulação de uma cesariana.

 O ensino por simulação com padrão internacional de qualidade.  A Escola da Saúde traz para os alunos essa possibilidade como uma das ferramentas inovadoras no dia a dia de aprendizagem. O OSCE Day, uma avaliação objetiva para verificar as competências clínicas referentes as ciências médicas, proporcionou aos alunos de Medicina veterinária inovarem, no qual criado o protótipo de simulação de cirurgia cesariana em cadelas.

As ações OSCE de simulação transportam os estudantes para um ambiente hospitalar, no qual são colocados em cheque o aprendizado de técnicas em cirurgia animal. Com base em análise de vídeos e imagens de atos cirúrgicos, realizadas por profissionais veterinários, foi criada a modelagem completa do filhote (membros e cabeças do animal) em uma massa especial chamada Clay (massa de modelar profissional). Nos outros passos foram realizadas a técnica de maquiagem por profissionais, similares as realizadas em efeitos especiais de cinema.

Segundo professor Doutor Rodrigo Mendes, “a atividade propõe aos alunos experiências que se aproximam efetivamente de situações reais da prática médica veterinária, com a vantagem de ser reprodutível uniformemente entre vários alunos”.

Para o professor responsável pela ação, a atividade é decisiva para avaliar a competência dos alunos durante o processo de aprendizado e de forma segura. “O ambiente simulado determinado pelo OSCE proporciona aos acadêmicos de Medicina Veterinária mais segurança no desenvolvimento cognitivo do raciocínio clínico, habilidades psicomotoras e atitudinais em ambiente protegido”, finalizou professor Rodrigo Mendes.