Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

7 de junho de 2018 18:28

Estudantes de Odontologia apresentam TCC sobre projeto em parceria com e-Labora e Inovamec

O projeto resultou em uma prótese para pacientes com dificuldades para desenvolver movimentos naturais e foi inscrito no Prêmio Here For Good

Alunas da 9ª série do Curso de Odontologia apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema “Confecção de prótese para paciente com distrofia das mãos por Epidermólise Bolhosa”. Em parceria com o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP (e-Labora) e a empresa júnior de Engenharia Mecânica, Inovamec, elas desenvolveram um dispositivo de tecnologia assistiva para escovação dentária com impressão 3D para uma criança de 14 anos. O projeto deu tão certo que foi inscrito no Prêmio Here For Good da Rede Laureate. O momento aconteceu dia 4 de junho na Unidade Salgado Filho.

O trabalho multidisciplinar foi desenvolvido por Ingrid Paiva e Marina Nunes, onde envolveram duas áreas distintas: saúde e engenharia, utilizando a tecnologia a favor do ser humano. A prótese foi feita em quatro meses, a base de termoplástico ABS e impresso pela impressora 3D da UnP. Estiveram presentes a coordenação dos cursos de Odontologia e Engenharia Mecânica. Além dos alunos e professores de ambas as graduações.

O objetivo foi desenvolver uma prótese para pacientes com distrofia ou mãos amputadas. O item acopla talheres e escova de dente, atendendo às necessidades para o indivíduo desenvolver movimentos naturais do ser humano, assim facilitando a autonomia do paciente, como escovar os dentes e se alimentar. A paciente do estudo sofre de Epidermólise Bolhosa Distrófica, que é uma doença rara que causa bolhas e lesões por todo o corpo. Com isso, ela perdeu mãos e pés o que a impossibilitava de escovar os dentes sozinha.

Para a aluna de Odontologia Ingrid Paiva, foi uma experiência inigualável. “Ter a sensação de ser útil e mudar a vida de um ser humano é recompensador. Colocamos em prática todo conhecimento da graduação, em especial o de trabalhar em equipe. A parceria de Odontologia com Engenharia foi imprescindível para o resultado positivo deste projeto. Usar a tecnologia em prol de vidas é valioso”, afirmou a estudante.

Ingrid ainda conta que a inspiração delas foi a felicidade da criança em estar tendo uma nova oportunidade. E ressalta que a prótese vai servir para facilitar a vida de qualquer paciente com essa doença. Ao final da apresentação foi exibido um vídeo mostrando como foi realizado o trabalho. Ingrid relata que todos presentes se emocionaram bastante e não conseguiram conter as lágrimas.