Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

14 de março de 2019 15:38

Estudantes Potiguares aprendem com o “GloboLab – Profissão Repórter”

Evento contou com a participação de estudantes de diversas IES

Cerca de 200 estudantes de diversas Instituições de Ensino do Estado participaram do “GloboLab – Profissão Repórter” na UnP, no dia 11 de março. O evento contou com a presença da Repórter e Documentarista, Eliane Scardovelli e do Editor Executivo, Caio Cavechini, ambos integrantes da equipe do Programa da TV Globo.

Participando da palestra, juntamente com sua turma, Aline Monteiro, aluna da 5ª série do Curso de Jornalismo da UnP, acredita que o projeto veio aprimorar conhecimentos. “Eu amei participar e espero que ocorram mais palestras como essas por aqui. Eu vejo a proposta da Globo Universidade como um ampliador de visões para alunos de comunicação, trazendo perspectivas distintas e incentivo a algo novo”, ressalta a estudante.

Durante o encontro, foram explicadas as dinâmicas do Profissão Repórter, a forma de abordagem e de conduções das matérias, desde a escolha da pauta até a edição da reportagem. Além disso foi lançado um desafio parao público: produzir uma videorreportagem. As 10 melhores produções nacionais ganham mentoria de cinco dias, com o Jornalista Caco Barcellos, na redação do Programa, nos Estúdios Globo em São Paulo.

Para esse tipo de material produzido, a Repórter Eliane Scardovelli orientou os universitários na escolha de seus temas. “Quando você escolhe o que vai falar é porque aquilo te tocou de alguma maneira, então, você tem que achar algum jeito de tocar outra pessoa da mesma forma. Esse é o desafio, transformar uma história que você gosta em alguma coisa que as pessoas também gostem”, explica.

De acordo com o Editor, Caio Cavechini, a troca de experiências entre profissionais e estudantes é um momento enriquecedor para ambas as partes. “É sempre muito bom a gente trazer um pouco do programa para quem assiste, faz ou estuda jornalismo. Nós da equipe temos uma estrada e aqui cada um está construindo o seu caminho, então, de alguma estamos influenciando esses jovens em suas produções, em sua vida profissional. ”

Confira abaixo os registros feitos pelo fotógrafo Júlio Schwantz: