Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

8 de dezembro de 2017 11:41

Ex-aluna de Letras ganha prêmio de “Professora Inovadora”

O método que estimula a leitura em estudantes do ensino fundamental foi vencedor de premiação realizada no município de Jaçanã

Um método para despertar o desejo de alunos do ensino fundamental pela leitura foi colocando em prática de sala de aula pela egressa de Letras da UnP, Arly Silva, no município de Jaçanã.  A ideia lhe rendeu prêmio de professora inovadora. O trabalho com os estudantes de 6º a 9º ano na Escola Municipal Ana Clementina da Conceição-EMACC, tem despertado o hábito de ler nos jovens.

“São várias etapas: iniciado com a leitura do texto “Asa de papel”, de Marcelo Xavier, observando os conhecimentos prévios dos alunos e para conhecer as suas memórias literárias. Nas etapas seguintes, eles são estimulados a frequentar a biblioteca da escola e a pegarem livros, a sua livre escolha, para lerem em casa. Além da leitura, eles tinham que encontrar estratégias para recontarem as histórias aos demais colegas e também precisavam elaborar fichas de resumo das histórias lidas. Ao final, os alunos produziram relatos de memórias sobre as suas novas experiências de leitura e o quanto os textos (livros) lidos foram capazes de transformar o seu cotidiano e a forma como elas percebem o mundo. ”, explica Arly Silva.

A ex-aluna do curso de Letras – Língua Portuguesa, hoje é pós-graduada em Estratégias Linguístico-Discursivas de Avaliação, mas fala que os anos de graduação e de bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) foram cruciais para a sua postura como educadora. “O PET foi ímpar na minha construção de educadora porque oportunizou o contato maior com a literatura e pude realizar atividades de extensão que envolvesse leitura com adolescentes. Sempre formos orientados, e os outros bolsistas, a sermos dinâmicos e inovar nossa prática em sala de aula. Essas ações promovidas pelo PET, com nossa tutora Conceição Flores, me influenciam até hoje e, com certeza, para a elaboração do projeto A leitura nossa de cada dia não foi diferente”, relata a ex-aluna, que participou do programa de 2011 a 2013.

O projeto “Professor Inovador” foi idealizado pelo jornalista, escritor, professor e atual prefeito do município, Oton Mário. Arly foi contemplada com o troféu “Professora Inovadora”, certificado e um notebook, além de um exemplar do livro: Jaçanã meio século de história. A premiação foi promovida pela prefeitura de Jaçanã, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

“A partir do projeto a leitura tomou uma nova significação para aqueles alunos, cuidando sempre para que o encanto da leitura os trouxessem esses olhares múltiplos de pessoas que são capazes de superar a timidez, de melhorar a sua escrita e, principalmente, de fazerem da leitura um hábito cotidiano de lazer e de entretenimento. Me sinto muito motivada com os resultados e com a premiação”, comemora a egressa de Letras.