Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

1 de junho de 2011 17:33

Ex-aluna UnP é selecionada para programa de residência odontológica nos EUA

Única brasileira convidada para fazer sua residência odontológica em Connecticut, Roberta Rocha está entre os dezoito selecionados entre 600 candidatos de todo o mundo para participar do programa de residência norte-americano. Formada pelo Curso de Odontologia da Universidade Potiguar, Roberta pôde aproveitar as vantagens de fazer parte de uma universidade internacional enquanto se preparava para concorrer à vaga. Nesta entrevista ela conta ao Unp Em Foco como foi o processo seletivo e como foi a experiência de internacionalizar a sua carreira acadêmica.

UnP EM FOCO: Fale um pouco sobre sua formação na UnP.

Roberta Rocha: Me formei na turma de 2010.2. O Curso de Odontologia teve a duração de cinco anos. Obtive a oportunidade de estudar com excelentes professores, assim como também me envolvi em projetos de iniciação científica, projetos de extensão, ações coletivas, usufrui de uma boa estrutura física e experiência na prática clínica. Tenho muito orgulho da minha trajetória acadêmica na Universidade Potiguar, a minha primeira casa.
 
UnP EM FOCO: Como foi o processo seletivo? É verdade que você é a única brasileira classificada?

Roberta Rocha: A minha seleção para a residência odontológica em Connecticut foi baseada em um processo seletivo bastante concorrido, onde provas da língua inglesa (TOEFL -Test of English as a Foreign Language ), entrevistas, análise de currículo e avaliações foram empregadas. Além disso, por ser estrangeira, eles pediam também cartas de recomendação da Diretora do Curso de Odontologia, Professora Maria Alice, e de alguns professores. Essa residência em Odontologia é um dos programas mais concorridos nos Estados Unidos, pois oferece bolsa de estudo integral e auxílio de custo de vida. Além do mais que eram somente 18 vagas, onde somente 7 delas destinadas a alunos estrangeiros. O total de inscritos chegou até 600 candidatos. Fui a única brasileira classificada para a turma de 2011. Quando soube do resultado nem acreditei, estou muito feliz e satisfeita, o esforço valeu a pena. Agradeço todos os dias por essa oportunidade em minha vida.
 
 
UnP EM FOCO: Como você avalia seu esforço para chegar até aqui e o que você pensa do futuro, a partir dessa nova perspectiva?
 
Roberta Rocha: Foi uma caminhada de muito planejamento e sacrifício. Em 2008, passei um ano nos Estados Unidos, onde fiz um curso de língua inglesa na Azusa Pacific University, na Califórnia e fiz também estágios na área da Odontologia na Yale University, em Connecticut. Nisso, voltei ao Brasil para concluir meu curso de Odontologia na UnP, onde tive que passar 2 anos longe do meu esposo, Cristian Craciun, o qual é residente do curso de especialização em Odonto pediatria na Harvard University, afim de me tornar cirurgiã-dentista. Foi muito sacrificante, pois durante o último ano de curso, onde se tem que preparar o trabalho de conclusão de curso, estava também me preparando para todas as etapas do processo seletivo da residência nos Estados Unidos. Entretanto, tudo isso foi altamente recompensador. Esse foi o meu primeiro passo para minha trajetória acadêmica internacional e espero que eu possa aproveitar ao máximo.
 
UnP EM FOCO: Qual o tempo de duração da residência e quando você dará início ao curso?

Roberta Rocha: Estarei viajando Dia 03 de junho de 2011. O ano letivo iniciará dia 22 de junho de 2011. O curso tem a duração de 2 anos.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para registrar meus agradecimentos ao departamento de Odontologia da Universidade Potiguar. A professora Maria Alice, pelo empenho e satisfação em ter me ajudado, assim também como todos os professores pela participação para minha formação acadêmica. Agradeço aos professores Harrisson Dantas, Fabio Herrique Pinheiro e Fernando Pinto, por terem contribuído para essa conquista em minha vida. Aos colegas de sala, que sei que torciam por mim, especialmente pela minha amiga Adriana Cadore. A todos da clínica integrada, funcionários e assistentes. Obrigada!