Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

19 de dezembro de 2019 14:29

Ex-aluno de Farmácia é aprovado em doutorado na Rede Renorbio

José Robério de Oliveira Netto foi integrante da Iniciação Científica e participou de pesquisas no PPGB-UnP

O ex-aluno do Curso de Farmácia, José Robério de Oliveira Netto, foi aprovado para o Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Durante a graduação, Robério foi integrante da Iniciação Científica do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB-UnP). A Renorbio atualmente tem nota 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e aceita a inscrição de candidatos recém-formados.

Para concorrer à seleção 2020.1, o bacharel em Farmácia apresentou uma proposta dentro do “Projeto Águas Limpas” do PPGB-UnP. Dessa forma, o trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Maciel que também é orientadora de José Robério. O grupo pesquisa trabalha com purificação de águas potáveis contaminadas buscando a melhoria da qualidade de vida da população norte-rio-grandense.

Atuação

No grupo de pesquisa, o ex-aluno atuou na Iniciação Científica, participou da conquista de uma patente. Além disso, esteve presente em congressos de nível nacional e internacional. Assim, sua pesquisa é intitulada “Utilização de parâmetros físico-químicos e biológicos no monitoramento de águas contaminadas e emprego de sistemas biotecnológicos de descontaminação desenvolvido à base de Anacardium occidentale L.”.

De acordo com José Robério, os requisitos da seleção da Rede Renorbio são bastante rigorosos e a participação no Programa de Pós-Graduação da UnP foi fundamental. “A demanda de pontuação do currículo é bastante robusta. Por isso, estou muito satisfeito com minha participação como aluno de IC do PPGB-UnP que me possibilitou a conquista”.

Parceria

A UnP é uma das parceiras da Renorbio. Atualmente, a Rede conta com 13 instituições e outras 20 associadas, entre as quais a Universidade Potiguar faz parte. “É um grande orgulho ter um aluno recém-formado em uma das graduações da UnP sendo aprovado em uma seleção de grande porte como a da Rede Renorbio”, afirma a Coordenadora do PPGB-UnP, Profa. Dra. Amália Rego.