Acessibilidade
31 de Janeiro de 2018 16:58

Ex-aluno de Medicina tem seis pesquisas aprovadas em evento internacional

Médico Nilson Mendes apresentará estudos sobre cefaleias e Zika no Congresso Anual da American Academy of Neurology, nos Estados Unidos

O ex-aluno de Medicina da UnP, Nilson Mendes, teve seis pesquisas aprovadas para o 70º Congresso Anual da American Academy of Neurology. Esta é a segunda vez consecutiva que o médico tem seus trabalhos selecionados pelo comitê científico do evento que, em 2018, acontecerá entre os dias 21 e 27 de abril, na cidade de Los Angeles, na Califórnia.

Os trabalhos envolvem duas frentes de pesquisas distintas. A primeira se refere ao tratamento de pacientes que sofrem de dores crônicas (cefaleias) utilizando técnicas de neuromodulação como a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (rTMS) e a Estimulação Cerebral Profunda (Deep Brain Stimulation – DBS).

Outra área pesquisada pelo egresso da UnP é sobre as complicações neurológicas causadas pela síndrome congênita do Zika. “Nós avaliamos as manifestações clínicas das crianças afetadas pela síndrome e também as imagens de tomografia computadorizada de crânio”, explica.

Nilson é o autor principal dos estudos que foram feitos com o apoio de outros pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Potiguar, Stanford University e Vanderbilt University.

Fundada em 1948, a American Academy of Neurology (AAN) é uma associação profissional internacional que reúne mais de 25 mil neurologistas e neurocientistas dedicados a promover melhorias na qualidade do cuidado aos pacientes. Anualmente, a AAN reúne os profissionais no maior encontro mundial da área.