Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

30 de Maio de 2018 12:13

Ex-aluno será único médico brasileiro a participar de reunião de cientistas nos EUA

Dr. Nilson Mendes participará de encontro promovido pelo Instituto Nacional de Saúde do EUA (NIH) e pela Sociedade Americana de Doenças Infecciosas (IDSA)

O ex-aluno de Medicina, Dr. Nilson Mendes, foi o único médico brasileiro selecionado para participar da reunião anual de cientistas promovida pelo Instituto Nacional de Saúde do EUA (NIH) e pela Sociedade Americana de Doenças Infecciosas (IDSA) e que acontecerá na cidade de Bethesda nos EUA no mês de junho.

Atualmente, Nilson é médico-residente do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e atua no tratamento de pacientes que sofrem com dores crônicas como cefaleias e fibromialgia. Ele foi escolhido pelo NIH por se destacar mundialmente com suas pesquisas realizadas com crianças que sofrem da Síndrome Congênita do Zika no Rio Grande do Norte. “Nós fazemos atendimentos totalmente gratuitos com as crianças que foram afetadas pelo Zika Vírus nos últimos anos”, explica.

Em 2016, o médico foi destaque internacional pela pesquisa desenvolvida sobre a epidemia Zika que resultou nos inúmeros casos de crianças nascidas com microcefalia. Além disso, Nilson já teve dez trabalhos aprovados para congressos de duas sociedades médicas dos Estados Unidos durante o segundo semestre de 2017. E no ano de 2018 mais seis pesquisas foram aprovadas no 70º Congresso Anual da American Academy of Neurology. Ele também é membro da Academia Americana de Neurologia (AAN).

Outra grande conquista foi ainda durante a Graduação na UnP com a apresentação de estudo sobre o tratamento de cefaleias em salvas, um tipo de cefaleia mais grave e que causa dores mais intensas. Como resultado, o trabalho foi reconhecido pela AAN como um dos melhores realizados por um estudante.