Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

23 de Fevereiro de 2018 10:32

Ex-alunos de Engenharia Civil são aprovados em Programas de Mestrado

Jemima Sousa e Weslley Lima foram selecionados para Mestrados na UFRN

A experiência universitária é uma semente plantada para colher bons frutos no futuro. Foi assim os ex-alunos de Engenharia Civil, Jemima Tabita Ferreira de Sousa e Weslley Eunathan Fernandes Lima, aprovados recentemente em programas de Mestrado da UFRN. Ambos contam que as oportunidades proporcionadas através da Graduação na UnP, foram fundamentais para o interesse pela pesquisa e resultado positivo na seleção.

Os dois egressos foram selecionados juntos no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) para a linha de pesquisa em Processos Construtivos. Weslley, que foi o primeiro colocado no processo, ainda foi aprovado para o Mestrado em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN).

A linha de pesquisa em Processos Construtivos busca preparar os profissionais na área de gerenciamento de obras e projetos, com conhecimentos aprofundados sobre os materiais de construção, desde suas composições químicas até a durabilidade, entre outros aspectos. Jemima Sousa conta que já se interessava pela área desde estudava no IFRN, onde concluiu seu curso técnico, e reforçou isso durante a Graduação.

A bacharel em Engenharia Civil participou de atividades como o Programa de Educação Tutorial (PET) e foi bolsista por dois anos do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada – e-Labora pesquisando sobre argamassas. “É uma área que eu já tinha interesse, mas a participação nesses dois programas me influenciou bastante. Agora quero entender como funciona a mecânica, a parte química de materiais para poder entender a parte de recuperação, as patologias das edificações”, explica.

Os planos de Jemima agora são de concluir o Mestrado, fazer especializações, o Doutorado e um outro Mestrado no Rio Grande do Sul, esse mais específico, dentro da área de recuperação e patologias.

PROJETO
“Os planos de fazer um Mestrado na área de Engenharia Civil começaram no início da Graduação e, para isso, eu desde o primeiro período já me envolvi com pesquisa”, conta o engenheiro Weslley Lima. Nas séries seguintes, ele também foi monitor de várias disciplinas até o final do curso, e fez parte do PET, publicando alguns trabalhos em congressos nacionais, eventos dos quais participou.

Weslley conta que já sabia o que precisava fazer para ser aprovado na Pós-Graduação que queria e trilhou o seu caminho. “Somado ao PET, os programas de monitoria incentivados e fomentados pela UnP, e o e-Labora com as pesquisas foram muito importantes”.

Grandes vitórias foram sendo colecionadas ao longo da Graduação. Em 2016, ele foi um dos selecionados para o Programa Top Espanha do Santander Universidades e ganhou a oportunidade de fazer um Curso de Idioma e Cultura Espanhola Espanha. E ao final do curso, recebeu a láurea tendo um bom Índice de Rendimento Acadêmico. “Acredito que tudo isso contribuiu para que essa oportunidade no Mestrado fosse concretizada”.