Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

24 de setembro de 2018 09:59

Ex-alunos de Engenharia Civil são selecionados como trainees da Supermix

Fábio Emanuel Diniz e Isamélia Néo concorreram com mais de 6 mil inscritos e foram contratados pela empresa de concreto em setembro

Após uma seleção com 6.040 inscritos em todo o Brasil, dois dos nomes selecionados para o Programa de Trainee 2018 da Supermix vêm de Mossoró: os ex-alunos de Engenharia Civil do Campus da UnP, Fábio Emanuel Diniz de Oliveira e Isamélia Néo de Andrade Lima Morais. No dia 21 de setembro, eles encerraram mais uma etapa do treinamento na matriz da empresa em Belo Horizonte (MG) e seguem para Recife (PE) onde ficarão por três meses. Daí cada um será destacado para uma unidade da empresa no Nordeste onde atuarão até o final do programa e, posteriormente, poderão ocupar um cargo de liderança.

Até serem contratados em 10 de setembro, a trajetória dos dois foi longa. Em março de 2018, eles fizeram a inscrição através de um site de vagas de emprego. Depois disso, passaram por várias etapas como: provas on-line, entrevistas via Skype, dinâmica de grupo presencial, um painel com gestores e, por fim, uma entrevista com a Presidência e Diretoria. A seleção foi concluída no mês de agosto, elegendo Fábio Emanuel e Isamélia como um dos 16 selecionados, sendo eles dois dos quatro candidatos da região Nordeste escolhidos. Ela, inclusive, foi a única mulher nordestina a chegar na etapa final.

PREPARAÇÃO
Com a Graduação concluída em 2017.2, os dois engenheiros contam que se prepararam bastante para as provas e outras etapas do processo. “Estudei bastante sobre a empresa, absorvendo o máximo que eu podia, seus conceitos e valores, além do mercado da Construção Civil, das concreteiras, dei uma boa revisada também na parte de Concreto”, conta Fábio Emanuel. Além do estudo, Isamélia lembra que contou com a ajuda de pessoas próximas para organizar suas apresentações, inclusive da Profa. Amanda Paola, que a auxiliou em diversos pontos desde o início da seleção.

Os conhecimentos e experiências adquiridos ao longo da Graduação também auxiliou os dois profissionais. Além dos assuntos mais técnicos, os dois guardam aprendizados de momentos como a Monitoria Voluntária. “Atividades como a função de monitora e líder de turma me ajudaram a desenvolver um espírito de liderança e a falar com mais naturalidade em público”, conta Isamélia.

“Aprendi com os professores a sempre pensar fora da caixa, com suas experiências a ver as coisas de uma forma mais ampla, e não somente nos conceitos que estávamos aprendendo naquele momento, vendo o mundo de forma mais holística”, afirma Fábio Emanuel lembrando também que o curso de inglês feito por ele no UnP Idiomas o auxiliou com a seleção. Atualmente, ele é aluno de Pós-Graduação em Segurança do Trabalho do Campus Mossoró.

EXPECTATIVAS
A próxima etapa de Fábio Emanuel e Isamélia será um treinamento específico na área de manutenção de equipamentos e suprimentos. Ele irá para Fortaleza e ela para a Natal onde passarão por um job rotation, onde trabalharão em conjunto com as gerências para estarem preparados de forma que, no futuro, possam assumir funções de líderes.

Os dois contam que a Supermix tem dado muita atenção aos trainees e enfatizam o quanto é grande a empresa em termos de valorização dos colaboradores. A companhia conta com várias histórias de colaboradores que foram contratados como estagiários e, hoje, são gerentes ou supervisores, com uma carreira de mais de 30 anos.

“O programa trainee é uma excelente forma de entrar em uma empresa onde você vai poder conhecer antes de efetivamente começar a trabalhar. E para gente é uma oportunidade única, de já estar em contato com diretores, com presidente. É uma porta que se abriu e que vai levar a gente para esse caminho realmente de assumir um cargo de confiança na empresa”, comenta Fábio. O sentimento também é compartilhado por Isamélia: “Será uma experiência de grande valia. Pretendo ao final do processo assumir um cargo de liderança, que poderá ser como gerente de filial, se já estiver pronta porque vamos conhecer todas as etapas do processo e conhecê-las a fundo”.