Acessibilidade
1 de julho de 2016 15:10

Farmácia e suas mil e uma formas de atuação profissional

Uma formação e muitas opções de atuação profissional. O farmacêutico é o responsável por desenvolver fórmulas de produtos para consumo humano ou animal em indústrias, do perfume ao produto alimentício. Ele analisa exames laboratoriais e toxicológicos, realiza atendimento em farmácias, hospitais e clínicas, registra e comercializa novas medicações, confere normas sanitárias e ainda pode ser professor em universidades. Vem saber mais sobre essa área!

No Brasil, o setor de farmácia cresceu nos últimos anos devido o investimento na produção de cosméticos nacionais, medicamentos genéricos e com a popularização dos fitoterápicos – medicações naturais. Uma das vantagens da área no mercado de trabalho brasileiro são as leis e normas que exigem um farmacêutico responsável em laboratórios que desenvolvem medicamentos ou cosméticos, além da obrigatoriedade do profissional no quadro de funcionários de farmácias e drogarias.

Universidade Potiguar oferta o curso de Farmácia há quase 20 anos no Campus Natal e em 2016 leva a Graduação para o Campus Mossoró. Com cinco anos de duração, no Curso são estudados conteúdos como linguagem profissional em saúde, química orgânica, plantas medicinais, tecnologia dos alimentos, além do estágio obrigatório. As teorias das disciplinas são complementadas com práticas em modernos laboratórios, onde há o contato direto do aluno com substâncias químicas para diversas finalidades, sempre por meio de uma metodologia ativa.