Acessibilidade
17 de junho de 2014 12:07

Foco da universidade do futuro deve ser no mercado de trabalho, aponta pesquisa da Laureate International

Maior levantamento sobre comportamento de estudantes de graduação já realizado no mundo ouviu 20.800 alunos de 31 instituições em 21 países- 4,3 mil são brasileiros

Pesquisa da Laureate International Universities, a maior rede de ensino superior do mundo, realizada com 20.800 estudantes de 37 instituições do grupo em 21 países, revela que a empregabilidade e o crescimento na carreira deveria ser o foco da educação superior no futuro.

O Estudo, conduzido pela Zogby Analytics, empresa líder internacional em pesquisa de opinião, revela como os estudantes acreditam que as universidades vão mudar nos próximos 15 anos e como pensam que elas deveriam mudar. Este é o maior levantamento já realizado no mundo sobre o comportamento e expectativas de alunos de graduação.

No Brasil, a pesquisa envolveu 4,3 mil estudantes, de nove instituições do grupo. Universidade Anhembi Morumbi, UniNorte (Centro Universitário do Norte), UNIFACS (Universidade Salvador), UniRitter (Centro Universitário Ritter dos Reis), Centro Universitário IBMR, UnP (Universidade Potiguar), FADERGS (Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul), FG (Faculdade dos Guararapes), FPB (Faculdade Internacional da Paraíba). Entre os estudantes entrevistados, 78% responderam que, no futuro, a maioria dos cursos deverá ensinar habilidades com foco na carreira.

Sobre o mercado de trabalho, 74% dos estudantes brasileiros diz acreditar que os empregadores deveriam oferecer estágios pagos durante o curso. Também gostariam (64%) de que os gestores de empresas tivessem papel crucial no planejamento de cursos universitários e, assim, os ajudassem a encontrar emprego.

No mundo, os estudantes revelam grande expectativa de que a educação será direcionada na formação de profissionais que acompanhem as necessidades do mercado, que tendem a evoluir permanentemente. Por isso, os alunos consultados dizem acreditar que a “universidade do futuro” será acessível, flexível, inovadora e preocupada em formar profissionais alinhados com as reais necessidades do mercado de trabalho.

Os estudantes preveem horário de aulas flexível, educação semipresencial e processo de aprendizagem contínuo durante toda a vida por meio de programas de graduação, especialização e cursos livres direcionados às necessidades de mercado. Assim, eles consideram que estarão sempre atualizados.

Para o presidente da Laureate, Douglas L. Becker, o resultado do estudo mostra que “o futuro pertence aos inovadores, pois são eles que terão sucesso num mercado em constante evolução”. No total, 61% dos estudantes consultados ao redor do mundo disseram acreditar que a maioria dos cursos oferecidos pelas universidades no futuro será projetada por especialistas da indústria. Para 64% deles, esses cursos serão oferecidos em várias línguas, para facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

“A pesquisa demonstra que o principal objetivo do ensino superior, principalmente nos países em desenvolvimento, é preparar os alunos para o mercado de trabalho. Em todos os países pesquisados, o principal objetivo dos estudantes é a aplicação do conhecimento teórico e prático na vida real”.

Sobre a Rede Laureate Brasil
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições de ensino que possuem mais de 40 campi em oito estados brasileiros. Fazem parte da Rede Laureate Brasil as instituições: BSP – Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Sobre a Laureate International Universities
Líder global no segmento de Educação, a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por mais de 75 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Mais de 850 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia/Pacífico e Oriente Médio.

As instituições da Laureate oferecem centenas de programas de graduação, mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, artes, ciências da saúde, design, direito, educação, engenharia, gastronomia, hospitalidade, medicina, negócios e tecnologia da informação. William J. Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, é Chanceler Honorário da Rede Laureate International Universities. Nesse papel, aconselha a rede sobre temas ligados a responsabilidade social, liderança jovem e aumento do acesso ao ensino superior. Para mais informações visite o site www.laureate.net.