RUF 2017
 

Matéria

RUF 2017

21 / Setembro / 2017

Universidade Potiguar foi uma das quatro instituições públicas e privadas potiguares classificadas no Ranking Universitário Folha – RUF 2017

Destaque no Rio Grande do Norte como única Universidade privada do estado, a UnP se consolida também como uma das melhores do Brasil. A liderança foi mais uma vez comprovada pelo Ranking Universitário Folha – RUF 2017 divulgado no mês de setembro mostrando que a Universidade Potiguar é a 4ª melhor instituição privada das regiões Norte e Nordeste. Além disso, todos os 30 Cursos da UnP avaliados são o primeiro lugar estadual entre as Instituições de Ensino Superior privadas potiguares.

Desde 2012, a Folha de S.Paulo realiza uma avaliação anual do ensino superior do Brasil. A classificação é montada com base em dados nacionais e internacionais. Além disso, são realizadas pesquisas de opinião do Datafolha tomando por base nos aspectos Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização e Inovação. Em 2017, foram montados dois rankings: de universidades e de cursos.
Os números do RUF 2017 foram divulgados no dia 18 de setembro. Das 26 instituições do RN avaliadas pela pesquisa, apenas quatro foram classificadas no ranking, sendo a Universidade Potiguar a única privada potiguar. No estado, a UnP ocupa a 3ª colocação geral e está na 113ª posição no país.

Com base nos cinco indicadores, a Universidade Potiguar está entre as 10 melhores instituições privadas do Norte-Nordeste da seguinte forma: Pesquisa (6º lugar), Ensino (3º), Mercado (3º), Internacionalização (9º) e Inovação (3º). Em nível nacional, a Instituição se destaca com a 37ª colocação no quesito Mercado. Esse item é resultado da opinião de 5.793 profissionais de Recursos Humanos consultados pela Datafolha em 2015, 2016 e 2017 sobre preferências de contratação, reforçando a Empregabilidade.

CURSOS
No ranking de cursos, as Graduações oferecidas pela UnP também ocuparam boas posições entre as instituições privadas. Das 30 avaliadas, 28 estão entre as 10 melhores do Norte e Nordeste e cinco entre os 20 primeiros lugares do Brasil. Em nível nacional, o Curso de Medicina é o 10º colocado, sendo o 3º melhor no ranking que abrange as duas regiões. Já História, que ocupa o 1ª lugar regional, sendo o 12º do país.

Ocupado a segunda colocação em seus rankings específicos, estão: Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia. Na terceira posição regional, ficaram Educação Física, Medicina, Nutrição e Odontologia. Em seguida, estão Engenharia Civil, Farmácia, Relações Internacionais e Serviço Social ocupando o 4º lugar entre as classificações de cada curso. O 5º lugar ficou com os cursos de Enfermagem, Engenharia Mecânica e Psicologia. Na 6ª posição, estão Engenharia Química, Medicina Veterinária e Turismo.

Já Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Fisioterapia são, cada um, o 7º colocado regional em comparação a outras instituições. Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo e Engenharia de Produção estão na 8ª posição. O Curso de Direito foi classificado como o 10º melhor curso do Norte e Nordeste.

DESTAQUES
Ranking de Universidades
Universidade Potiguar é a 1ª colocada do Rio Grande do Norte entre as instituições privadas;
3º lugar – entre públicas e privadas – é da UnP;
Entre as instituições privadas, a Universidade Potiguar é a 4ª colocada no Norte-Nordeste;

A UnP ocupa a 113ª posição nacional;
No quesito Mercado (Empregabilidade), a Universidade Potiguar é a 37ª melhor instituição privada do país, entre públicas e privadas.

Ranking de Cursos
Medicina: 2º geral do RN; 3º do Norte-Nordeste entre as IES Privadas; e 10º lugar entre as privadas no Brasil;
Direito: 10º colocado entre as instituições privadas do Norte-Nordeste;

História: Melhor curso do Norte-Nordeste entre as Instituições privadas; 2º melhor geral do RN; 12º do Brasil entre privadas;
Letras: 2º melhor do Norte-Nordeste entre as IES privadas; 2º colocado geral do estado; e 14º entre as Instituições Privadas do Brasil;
Serviço Social: 2º lugar geral do RN; 4º regional entre as IES privadas; 19º no Brasil entre as IES privadas;
Educação Física: 3º lugar no ranking geral do RN e no ranking de privadas do Norte-Nordeste; 20º colocado no Brasil entre as privadas;
Nutrição: 2º melhor curso na classificação geral do RN e 3º lugar regional entre as IES privadas;
Pedagogia: 2º colocado entre as privadas do Norte-Nordeste e 2º lugar geral do RN;
Engenharia Civil: 2ª posição no ranking geral do estado e 4º melhor curso privado do Norte-Nordeste;
Psicologia: 2º melhor curso entre as instituições públicas e privadas do RN e 5º melhor do Norte-Nordeste entre as privadas.