Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

6 de junho de 2018 16:12

Fora da Caixa capacita alunos e promove oficinas sobre One Campus

Atividades foram realizadas no mês de maio

Os alunos do projeto Fora da Caixa, iniciativa do Centro de Excelência em Empreendedorismo da UnP (Empreende) participaram em maio de diversas atividades e ministraram oficinas no VII Workshop de Engenharia e TI e no II Workshop de Arquitetura, Design e Moda do Campus Natal.

Foi realizada uma visita ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), onde puderam conhecer todos os setores e serviços promovidos pela empresa que apoiam os micro e pequenos empresários. Logo em seguida, aconteceu a oficina “Design Thinking” promovida pelo Sebrae com foco em maneiras de resolver problemas observando quesitos humanos, econômicos e tecnológicos.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de tirar algumas dúvidas sobre como o Serviço pode apoiá-los no desenvolvimento das ideias deles. Para Matheus Reinaldo, aluno Fora da Caixa “tanto a oficina como a visita foram bastante satisfatórias, depois de hoje, acredito que o Sebrae pode me dar um suporte maior para administrar minha empresa por melhores moldes”. O estudante Vinícius de Araújo destaca que o Fora da Caixa tem proporcionado a ele coisas boas “No nosso encontro no Sebrae tivemos a oportunidade de aprender um pouco sobre o Design Thinking e foi muito produtivo”.

Outra atividade desenvolvida foi a Mindset, ministrada pela Empresa Junior do Curso de Psicologia e conduzida pelo Diretor de Recursos Humanos da In Nova Mind e membro do Fora da Caixa, Michel Macedo. Michel destaca que de acordo com a literatura existem dois grupos de mindset: fixo e expandido, onde o fixo é um modelo mental que interpreta inteligência ou talentos como características inatas, que permanecem relativamente estáveis ao longo da vida.

Já o expandido favorece uma visão de mundo na qual as mencionadas características podem ser desenvolvidas mediante o esforço. Esse modelo enxerga o ser humano em evolução, como potenciais a serem desenvolvidos. O objetivo da oficina foi ajudar os participantes a construir uma atitude mental que proporcione aos membros do projeto saírem da zona de conforto.

E, por fim, foi ministrada a oficina de Gestão de Projetos com foco na aplicação dos conhecimentos, habilidades e as técnicas para elaboração de atividades relacionadas a um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos. A atividade foi realizada por duas empresas juniores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Produtiva Jr formada por alunos do Curso de Engenharia de Produção e a ADM Consult, composta por alunos do curso de Administração.

Participaram das ações: Anatiany de Souza, Márcio Vinicius Silva, Michel Macedo, Liege Maria calixto, Leiseany Lécia de Lima, Jennifer Rayssa Costa, Felix Patrick Nunes, Alana do Nascimento, Lucas de Lima, Flávia dos Santos, David Ismael Gomes, Waleska Larissa Queiroz, Felipe Guida, Alice Carolline Costa, Maria Milene da Rocha e Ana Augusta de Moura. Em maio, eles ministraram ao todo quatro oficinas sobre o One Campus no VII Workshop de Engenharia e TI e no II Workshop de Arquitetura, Design e Moda.