Acessibilidade
18 de setembro de 2017 16:55

Fórum de Terapia Assistida por Animais reúne mais de 100 alunos de Saúde

Evento foi realizado na Unidade Salgado Filho nos dias 13 e 14 de setembro

Mais de 100 alunos da Escola da Saúde da Universidade Potiguar participaram, nos dias 13 e 14 de setembro, do I Fórum de Terapia Assistida por Animais (TAA). O evento, realizado pelo Curso de Medicina Veterinária da UnP no auditório da Unidade Salgado Filho, contou também com a participação de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia da Instituição.

A TAA compreende a inserção de animais como parte do tratamento de enfermidades diversas, sendo mais utilizada em pacientes com distúrbios físicos e mentais. Nesse contexto, os animais são utilizados como ferramentas facilitadoras de atividades e auxiliam ainda no bem-estar dos pacientes, desenvolvimento de afetividade, sociabilização, redução de níveis de cortisol e outros.

“Hoje, é comprovado que a inserção dos animais de forma correta pode, inclusive, melhorar a adesão de pacientes ao tratamento e, assim, facilitar o trabalho de profissionais nessa área”, afirma a Profa. Luanna Azevedo, docente do Curso de Medicina Veterinária e organizadora do evento.

O evento contou com diversas palestras, esclarecendo sobre o histórico do TAA, a sua influência no aspecto psicocomportamental dos pacientes e como esse recurso terapêutico tem sido utilizado na fisioterapia neurológica.