Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

6 de outubro de 2017 16:35

Foto artesanal é tema de oficina da Escola de Comunicação e Artes

Transformar uma lata de leite vazia em uma máquina fotográfica. Esse é  o foco da oficina de Pinhole – o nome vem do inglês pin (agulha) hole (furo). Com esse furo de agulha na lata e um filme fotográfico pode-se retratar qualquer imagem. A oficina foi promovida pelas professoras Priscila Kimie e Larissa Marinho, Curso de Fotografia, mas aberta à participação de qualquer pessoa inscrita no XIX Congresso Científico.

Durante o processo, os participantes receberam suas “máquinas” e foram procurar paisagens ou outras imagens que gostariam de retratar. “A principal observação é que na hora da captação da imagem é necessária uma maior exposição do filme fotográfico à luz solar, com intensidade”, explicou professora Priscila kimie.

Após a captação, os participantes da oficina fizeram todo o processo de revelação das imagens, realizada de forma tradicional, com todo o processo químico que se usava para as fotografias analógicas. O produto final é uma foto, em negativo. “Essa é uma prática fotográfica com recursos artesanais, sem o uso de nenhum processo digital. É uma foto totalmente produzida pelo aluno, desde a captação até a revelação das imagens”, finalizou Kimie.