Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

4 de setembro de 2019 18:43

Governo do RN, em parceria com e-Code, lança Escola de TI para Gestão Pública

Iniciativa vai capacitar servidores e dar continuidade ao trabalho do desenvolvimento de softwares próprios do Executivo

Com o objetivo de oferecer formação na área de tecnologia para os servidores públicos estaduais, o Governo do RN lançou oficialmente, a Escola de Tecnologia da Informação para a Gestão Pública. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Potiguar, por meio do projeto e-Code, do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora).

Entre seus objetivos, a Escola de TI permite a atuação de universitários da área de Tecnologia para o desenvolvimento de softwares próprios do Governo. Além disso, a iniciativa vai permitir que servidores, com interesse nesse tipo de atuação, possam se capacitar com cursos livres e especializações.

A cerimônia de assinatura de termos de cooperação entre o Estado e Instituições de Ensino Superior foi realizada no dia 2 de setembro, na Escola de Governo do RN, com a presença da Governadora do Estado, Fátima Bezerra, e do Reitor da UnP, Prof. Gedson Nunes.

“É um prazer para nós da Universidade Potiguar, estarmos envolvidos aqui com os nossos alunos, expandindo esse projeto, que vem ganhando a dimensão que tem hoje, e contribuindo com o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Norte”, afirma o Prof. Gedson.

“Em pouco tempo de atuação, a Escola de TI já trouxe diversos resultados práticos para o Governo. Os recursos economizados nos contratos anteriores permitirão o investimento em outras áreas e também no desenvolvimento de outras tecnologias práticas”, afirma a chefe do Executivo Estadual.

Soluções desenvolvidas
Graças à parceria com a UnP, já foram desenvolvidas soluções como o Ceres Cidadão, de gestão do agronegócio potiguar voltado a agricultura familiar; o Portal da Mulher Potiguar; e o portal da Central do Cidadão. Recentemente, também foram lançados o Portal RN Consig e o Banco de Talentos do Governo do RN.

Para o Coordenador da Escola de Tecnologia da Informação e do Projeto e-Code, Prof. Hildejundes Paulino, apesar do desenvolvimento de soluções tecnológicas, a grande reviravolta alcançada com o projeto é o investimento em pessoas. “Os alunos são cheios de criatividade e isso muda o paradigma na hora de encontrar soluções simples para problemas em serviços. Com isso, temos melhorado a vida do cidadão”.

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.