Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

1 de julho de 2016 15:13

A graduação que te faz Master Chef: conheça Gastronomia

Se o macarrão instantâneo deixou de ser apetitoso, acompanhar a família no preparo das refeições se tornou um programa interessante e seu novo hobbie é assistir ao Master Chef ou canais de receitas no Youtube, a Gastronomia pode ser o seu futuro profissional. Quer colocar a mão na massa de verdade? Vem saber mais sobre essa opção de graduação.

Antes de mais nada, é importante saber que o status de Chef de Cozinha se conquista após alguns anos de trabalho, passando por cargos iniciantes e intermediários. O aperfeiçoamento de técnicas e especializações sempre serão bem-vindos. O início mais adequado é a Graduação em Gastronomia e, após alguns anos de estudo teórico e prático, o concluinte do curso obtém o título de gastrólogo.

O profissional da gastronomia é responsável por tudo que diz respeito ao planejamento e produção alimentar, está presente em bares, restaurantes, hotéis, cruzeiros, redes de lanchonetes, hospitais, padarias, hipermercados, companhias aéreas, empresas de bufês e todo segmento que envolve a preparação de pratos. Para se dar bem nessa área, além de estudar muito e gostar de cozinhar, é necessário ter prazer em servir e agradar o paladar de outras pessoas, além de saber comandar uma equipe. Ser criativo na elaboração de novos pratos também é essencial.

Gosta de Gastronomia mas não pretende ser um Chef? Saiba que um gastrólogo tem outras opções profissionais, desde ser um consultor para a abertura de novos restaurantes e mudanças de cardápios, até à docência. Na UnP o curso tem duração de 2 anos e oferece aos alunos uma formação com aulas práticas desde o primeiro semestre, através de atividades nas Cozinhas Pedagógicas e toda uma infraestrutura com restaurante simulado e centro de gastronomia.