Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

12 de Maio de 2011 12:12

Grupo da UnP conta sua experência na Espanha

 

O grupo da Universidade Potiguar composto pela profa. Maria Tânia Inagaki (Diretora do curso de Gestão Pública) e pelos estudantes: Poliana Guimarães (Arquitetura e Urbanismo), Karla Neves (Direito) e Severino Marques (Gastronomia), contemplados pelo Santander Universidades com quatro bolsas de estudo para um curso de Espanhol na Universidad de Salamanca já se encontram na Espanha.

O curso tem duração de três semanas e as bolsas incluem passagem aérea para Espanha, alimentação e hospedagem na própria universidade. A iniciativa faz parte do programa de mobilidade internacional TOP ESPAÑA, que beneficiará mais de 100 estudantes e professores de 25 universidades brasileiras, com a coordenação acadêmica da Unifesp.

O grupo compartilhou como está sendo sua experiência e enviou algumas fotos para mostrar o quanto estão aproveitando:

http://www.unp.br/jportal/portal.jsf?post=4618

“Não existem palavras que possam descrever a sensação de estar em um lugar como esse e de estudar na Universidade de Salamanca. A arquitetura monumental, detalhada, precisa, os diferentes sabores, a adaptação ao clima frio, e principalmente… o conhecimento de uma outra língua fazem parte de um conjunto de coisas novas que observamos aqui e que nos estimulam a continuar a vida acadêmica com ainda mais vontade de aprender. Só tenho a agradecer a UnP e ao Banco Santander por iniciativas como essa, afinal, a riqueza do Brasil não está no pré-sal ou mesmo na Amazônia, mas sim em nós brasileiros!” Polyana Diógenes, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo.

“A viagem está maravilhosa! Salamanca é espetacular, um lugar onde se respira cultura e história em todos os lugares. Sem dúvida, o curso será um diferencial enorme na minha vida profissional, não apenas pelas técnicas de linguagem espanhola… que aqui estou aprimorando, mas principalmente pela bagagem cultural e experiências de vida que estou adquirindo. Estudar na Universidade de Salamanca, uma universidade secular e de prestígio internacional, é um sonho que estou realizando e vivendo intensamente cada minuto que passo aqui! Enfim, o curso foi um presente do qual nunca nunca esquecerei! Agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade e a todos que contribuíram direta ou indiretamente.” Karla Aranha, aluna do curso de Direito.

“Estamos vivenciando uma experiência única. O contato com uma outra cultura é algo que ministra ensinamentos perenes. Salamanca é uma cidade linda, com edificações maravilhosas e transpira saber. É o berço do ensino universitário espanhol,… a universidade data do século XIII. Fomos acolhidos de uma forma muito carinhosa e estamos muito bem instalados. A dedicação e amor dos professores pelo que fazem é algo exemplar. A universidade tem um carinho muito especial e respeito pelos brasileiros. No meu caso em particular, além do aprendizado da língua, estou tendo a oportunidade de conhecer a gastronomia local assim como a vitivinicultura, ambas riquíssimas. Voltarei ao Brasil com uma bagagem cultural mais rica e novos horizontes abertos. Por tudo isso agradeço à UnP e ao Santander a oportunidade inesquecível que me proporcionaram através do programa Top Espanha que é algo digno de ser copiado por outras universidades.” Severino Marques – Aluno do curso de Gastronomia.