Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

17 de agosto de 2017 18:40

Grupo de estudos de Educação Física leva seis trabalhos para eventos científicos

Treze alunos, integrantes do Napex, participaram da produção de cinco resumos e um artigo tratando de treinamento resistido e efeitos do exercício físico em pacientes renais

Alunos integrantes do Núcleo de Avaliação e Prescrição de Exercício (Napex) – grupo de estudos e pesquisa do Curso de Educação Física da UnP – tiveram seis trabalhos aceitos para apresentação no III Encontro Nordestino Saúde e Movimento e no Congresso Sinergia Brasil. Pessoa. Treze acadêmicos trabalharam na produção dos cinco resumos e um artigo que abordam os temas do treinamento resistido e também dos efeitos do exercício físico em pacientes renais.

No dia 17 de agosto, será realizado em Mossoró, o III Encontro Nordestino de Saúde, evento promovido pelo curso de Educação Física da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern). Nele, serão apresentados os resumos: Comportamento da valência afetiva no treinamento resistido em indivíduos ativos; Efeito do treinamento resistido na percepção subjetiva de indivíduos ativos; Efeito hipotensor do treinamento resistido em indivíduos ativos; Efeito do treinamento resistido no estado de humor em de indivíduos ativos; e Qualidade de vida e capacidade funcional em pacientes com doença renal crônica submetidos a hemodiálise.

Já o Congresso Internacional de Saúde, Desporto e Pedagogia do Movimento (Sinergia Brasil), começa no dia 18 de agosto em João Pessoa (PB), no qual será apresentado o artigo “Composição corporal, perfil lipídico, aptidão física e qualidade de vida em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise”. Para esse evento, os trabalhos são enviados no modelo de artigo e, se forem aprovados, serão publicados na Revista Motricidade, periódico científico de Portugal, indexada numa série de banco de dados e de Qualis B1 em Educação Física.

Os trabalhos foram produzidos com a orientação dos coordenadores do Napex, o Prof. Edson Pinto, o Preceptor Nailton Albuquerque e o Prof. Thiago Renee, todos do Curso de Educação Física, além dos docentes de Medicina Roberto Cabral e Neidimar da Mata. Nailton explica que quatro artigos são importantes para a área de treinamento de força, analisando o comportamento das variações de cargas em diferentes situações de treino.

“Já o artigo e resumo que tratam de pacientes renais são frutos do ToRRent (projeto da Educação Física que auxilia paciente renais crônicos). São dados preliminares das primeiras coletas. A importância deles é ver como as complicações causadas pela doença e pelo tratamento afetam negativamente os vários sistemas orgânicos, causando redução dos níveis de força, aumentando a gordura corporal, bem como do perfil lipídico, consequentemente afetando a qualidade de vida e independência, aumentando ainda mais o risco de morbimortalidade por doenças cardiovasculares”, detalha o preceptor.

Os alunos envolvidos na produção dos trabalhos são: Ana Cristina Araújo de Menezes, Francois Nieuwenhuys Trindade dos Santos, Isamara Teixeira da Silva, Jeanine Morais Barcellos, Joyce Thalita da Costa Andrade, Maria Juliana Bento da Silva, Marina Amélia de Carvalho, Ranon Rodrigues Albuquerque, Rayanne Santos Silva, Sara Greice Vieira da Costa Ferro, Silvana Medeiros Araújo, Vinicius Tavares e Vitória Karolyne Carvalho da Silva.