Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

5 de setembro de 2017 16:50

Grupo de Estudos em Linguística Funcional inicia atividades no segundo semestre

As atividades são desenvolvidas durante todo o semestre, sempre as segundas-feiras

O Grupo de Estudos em Linguística Funcional: Funcionalismo Norte-americano e Europeu – Os processos de gramaticalização e discursivização, do curso de Letras, teve suas atividades iniciadas no dia 5 de setembro. O grupo é coordenado pela professora pós-doutora Adriana Sales Barros e os encontros acontecem as segundas-feiras, das 18h às 19h, na Unidade Floriano Peixoto.

“Nesse primeiro encontro nós fizemos uma dinâmica com o texto de Rubens Aves. Foram mostrados também os livros que vão ser usados no projeto. As 20 vagas abertas para o grupo foram todas preenchidas e estiveram todos presentes”, comemorou a profa. Adriana.

 

Os estudos são direcionados prioritariamente aos alunos de Letras, História e Pedagogia, mas aberto a interessados de outros cursos da Instituição. O objetivo do grupo é conhecer o Movimento Funcionalista na vertente norte-americana e europeia, fundamentadas nas discussões de teóricos como: Bakhtin, Furtado da Cunha, Bispo e Silva.

O grupo está vinculado à pesquisa Prática docente: processos de gramaticalização e discursivização em práticas sociais de usos situados de linguagem e às disciplinas de Prática, Estágio, Linguística do texto ao Discurso e Sintaxe, que compõe a grade curricular da 2ª e 6ª séries do curso de Letras.