Acessibilidade
24 de Abril de 2018 18:24

Grupo de idosos +55 retoma atividades no CIS

Setenta pacientes participam das atividades multidisciplinares oferecidas

As atividades do Grupo +55, projeto de extensão voltado para idosos, voltaram. Os atendimentos acontecem no Centro Integrado de Saúde (CIS) da Unidade Salgado Filho. O projeto conta com a participação de 15 alunos do Curso de Educação Física que realizam atendimentos como: avaliação física e funcional, prescrevem treinos de força, aeróbicos, funcionais e, dependendo do caso, encaminham o idoso para hidroginástica com os estudantes do Curso de Fisioterapia.

Todos os atendimentos e a prática dos exercícios acontecem no CIS, na sala de práticas corporais ou na piscina terapêutica, por exemplo. Atualmente 70 idosos fazem parte do programa divididos em dois grupos: 35 pela manhã e 35 à tarde. Os atendimentos acontecem segundas e quartas-feiras.

O projeto tem o propósito de proporcionar autonomia funcional para os idosos. “Para que eles possam realizar as atividades do dia a dia sozinhos, sem precisar da ajuda de terceiros”, afirma o prof. Holanda Neto, de Educação Física. O docente aproveita para convidar alunos do Curso que desejem ser voluntários no Grupo. Para participar, basta entrar em contato com o professor na Escola da Saúde.

O Grupo +55 é um projeto interdisciplinar multiprofissional que envolve alunos dos Cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social. Além dos serviços da Educação Física, são realizadas palestras informacionais sobre cuidados pessoais, de higiene, sobre depressão e luto, direitos dos idosos e violência contra o idoso, além da reabilitação dos pacientes.