Acessibilidade
30 de julho de 2013 09:42

Harvard Medical School abre inscrições para curso em Pesquisa Clínica

Estudantes do último ano do curso de Medicina podem inscrever-se através da Universidade Potiguar para participar do curso de Pesquisa em Clínica oferecido pela Universidade de Harvard (EUA), onde poderão desenvolverhabilidades sobre como realizar pesquisas dentro da área médica e em ciência básica em um dos mais proeminentes centros de inovação científica do mundo.

O programa selecionará cerca de 10 estudantes oriundos de diferentes países para estudarem na cidade de Boston durante um ano com pesquisadores de ponta. Entre os Docentes está o Médico Marcelo Rodrigues Zacarkim, egresso do curso de Medicina da UnP, e que atualmente participa do programa de residência da Harvar Medical School.

Com o trabalho dentro do laboratório, o curso tem como objetivo treinar médicos investigadores que se tornarão líderes na colaboração internacional em educação médica e na pesquisa clínica médica. Os selecionados 

trabalharão em projetos de pesquisa e terão a oportunidade de tornar-se co-autores em publicações futuras  – caso publicadas –  as quais serão discutidas em grupo durante reuniões mensais. Além disso, também estarão matriculados no PPCR (Principles and Practice of Clinical Research) para serem formalmente treinados para em pesquisa clínica. O curso do PPCR acontece semanalmente em Boston e é transmitido para outros 19 países através do ADOBE Connect.

A proposta não é remunerada e tem início das aulas marcado para o dia 14 de março. Como parte da missão da proposta, o aluno deverá retornar ao seu país de origem, onde dará continuidade a pesquisa em clínica médica e disseminará o conhecimento adquirido no exterior.

Os interessados devem procurar a Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Internacionalidade da Escola da Saúde, localizada na Unidade Salgado Filho, até o dia 01 de setembro. Mais informações podem ser encontradas – em inglês – no site www.clinicalreseachlearning.org. Na primeira etapa de seleção é exigido o diploma de graduação, ou declaração de matrícula no último ano do curso de Medicina, e comprovação de domínio de língua estrangeira em entrevista feita através de Skype. Dúvidas sobre o programa podem ser retiradas através da página do programa. A UnP também poderá prestar esclarecimentos na Coordenação de Pós-Graduação na Unidade Salgado Filho.