Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

22 de Maio de 2012 16:00

Hoje e amanhã tem Festival Cinema pela Verdade na UnP

A Universidade Potiguar receberá entre os dias 30 e 31 de maio o “Festival Cinema pela Verdade”, que exibirá filmes sobre o período do regime militar no Brasil. O evento é realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), com o apoio do Curso de Cinema da UnP, da Universidade Federal e Ministério da Justiça. As sessões serão realizadas pontualmente às 16h, através do núcleo de Cinema da UnP.

O Festival foi idealizado pelo ICEM, projeto vencedor do edital Marcas da Memória e financiado pela Comissão de Anistia/Ministério da Justiça. O Núcleo de Antropologia Visual (NAVIS) também está apoiando a programação localmente, na pessoa de sua coordenadora, a Professora Lisabete Coradini.

Para o Professor Fábio DeSilva, Diretor da Graduação em Cinema da Universidade Potiguar, resgatar a memória desse período da História brasileira é fundamental, não apenas para os estudantes, mas para toda a sociedade. “Os judeus falam que você deve sempre relembrar as coisas ruins para as futuras gerações não esquecerem e não deixarem que elas se repitam. Para nós é muito importante mostrar para quem não viveu aquilo o que foi esse período de trevas para a América Latina e para o Brasil”, disse.

A proposta busca fortalecer o debate da sobre os anos da ditadura civil-militar nos campus universitários do país. Todas as sessões serão somadas a mesas de debates. Serão exibidos filmes documentais que retratam diversas temáticas do período, que serão seguidos de mesas de debates sobre as obras apresentadas. Na ocasião o historiador e autor Luciano Capistrano disponibilizará exemplares do seu livro “Ditadura Militar no RN” para sorteio entre os presentes, que também receberão certificados.

Vale lembrar que o curso oferecido pela UnP é o único do Rio Grande do Norte e tem ajudado o estado no desenvolvimento de sua arte, na promoção da cultura e no resgate da História local. O evento será realizado na unidade Roberto Freire, na sala 120, e é aberto para a comunidade. Quem quiser saber mais sobre a programação pode entrar em contato com a Direção pelo (84) 3215-8531. Confira abaixo a programação completa.

 

331