Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

29 de setembro de 2011 18:52

Hospital Simulado desenvolve simulação de cirurgias cesarianas

O Hospital Simulado da Universidade Potiguar é uma das maiores referencias nacionais em inovação de ensino na área de saúde, utilizando tecnologia de ponta e um projeto pedagógico que coloca os alunos em sintonia com os mais avançados procedimentos utilizados no tratamento de diversas enfermidades. Inovação também é a fórmula que a equipe de professores e técnicos que atuam no hospital estão utilizando em suas pesquisas.

A mais recente delas é o desenvolvimento de uma nova técnica de simulação para cirurgias cesarianas. O procedimento, criado dentro da universidade, é pioneiro em todo o Brasil e surpreende pelo nível de realismo empregado durante todo o processo. Durante a simulação alunos podem treinar o passo a passo de toda a cirurgia através de peças que representam o corpo humano com perfeição.

A metodologia possibilita que os futuros médicos e enfermeiros possam chegar aos seus estágios, onde atenderão à pacientes reais, com um nível de preparo muito maior do que os que puderam apenas estudar em guias cirúrgicos.

Desenvolvido pelo técnico de pintura corporal (body panting) Thiago Mascarenhas, nova técnica é pioneira no país e será apresentada em congressos da área e terá os seus primeiros artigos publicados ainda este ano, como explica a obstetra e professora da UnP, Elvira Azevedo. “Ninguém escreveu sobre este assunto ainda. É uma novidade fantástica. Essa nova técnica nos possibilitará no futuro simular outras cirurgias de grande porte e ainda mais complexas”, disse.

Parto Humanizado

O treinamento dos estudantes do campus da saúde não está restrito a procedimentos médico, mas também a como criar um ambiente confortável para mães e seus parceiros durante o parto, o que levou à criação do programa de “Parto Humanizado” pelo curso de Enfermagem da UnP, que é colocado em prática durante as simulações de atendimento à parturientes.

A professora Lariane Thaís explica que “no Hospital Simulado o aluno de Enfermagem tem a oportunidade impar de treinar todos os aspectos da humanização e do acolhimento às parturientes. É preciso lembrar que o parto é o momento em que nasce uma família e que este é um momento em que pais e mães, principalmente os de primeira viagem, precisam de orientações”.

Segundo a professora Azevedo estudos no campo da pediatria e da obstétrica demonstram que o parto humanizado oferece uma recuperação mais rápida para a mãe e melhorias nas condições dos bebês após o nascimento.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos