Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

25 de junho de 2019 15:45

Idosos e alunos debatem gastronomia em projeto de extensão

Conhecimento popular e acadêmico são trocados em encontros quinzenais

O curso de Gastronomia em parceria com a Universidade Aberta para a Terceira Idade (UnATI) iniciou no dia 12 de junho, nas Cozinhas Pedagógicas da Unidade Roberto Freire, o primeiro evento do projeto de extensão “Gastronomia em debate: a experiência da melhor idade e o discurso universitário”. Coordenado pela Profa. Luciana Câmara – docente de Gastronomia e Coordenadora da Pós-Graduação em Hospitalidade e Nutrição – em parceria com a Profa. Laís Barreto, o projeto tem como objetivo oferecer para os alunos e idosos uma troca de experiências.

Durante o primeiro encontro foi discutida a higienização e corte de frutas e verduras. Segundo a Profa. Luciana, o plano não é alterar os hábitos dos idosos, que aprenderam a cozinhar com suas famílias, mas sim mostrar o porquê da necessidade da forma cientifica.

As irmãs Nancy da Silveira, 62, e Maria de Lourdes da Silveira, 77, explicam que o encontro foi muito interessante e já planejam aplicar os aprendizados em suas casas. “Vimos que não é só aprender a cozinhar, mas sim a importância do que e como se faz.”

Participaram do projeto alunos da UnATI e 8 alunos de Gastronomia como monitores voluntários. Os encontros estão programados para acontecer a cada 15 dias na parte da tarde.