Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

3 de julho de 2013 09:20

Iniciativa Jovem divulga lista de vencedores

O Prêmio Iniciativa Jovem UnP divulga hoje os nomes dos seus vencedores, selecionados pela relevância de seus trabalhos na diminuição da desigualdade social na região Nordeste. Ao todo foram selecionados cinco projetos, desenvolvidos por jovens com idade entre 18 e 29 anos e que receberão o prêmio em uma solenidade da rede Laureate em São Paulo. Além dos R$ 2.000,00 em dinheiro para a implementação de melhorias e ampliação de suas ações, cada um dos selecionados irá participar de um curso de formação para empreendedores sociais, ofertado no formato de social game.

A proposta surgiu através do Prêmio Laureate Brasil, criado pela Rede através de suas instituições de Ensino Superior no país, com o intuito de capacitar os empreendedores sociais que já existem e fomentar o surgimento de novos projetos do tipo. 

O empreendedorismo social foca-se em desenvolver propostas inovadoras, seja com fins lucrativos ou não, voltadas para a solução de problemas comuns das parcelas mais vulneráveis da população, levando cidadania e oportunidades de melhoria de vida. Diferentemente de ONGs ou empresas comuns, as empresas sociais utilizam mecanismos do próprio mercado para, por meio de sua atividade principal, reverter a lógica da valorização do lucro acima do bem estar da maioria.

Entre os vencedores da edição 2013, está o Educador Físico Manassés Araújo de Lima, que está a frente do “Programa Especial de Capoeira”, desenvolvido com crianças, jovens e adultos da APAE em Natal. O trabalho utiliza as técnicas do esporte para proporcionar a socialização de pessoas com deficiências mentais e físicas, ao mesmo tempo em que auxilia na melhora motora e psicológica.

“Começamos em 2006, quando na época eu senti a vontade de realiza a inclusão destas crianças na capoeira. Nós não buscamos à perfeição nos movimentos, mas queremos oferecer melhorias na qualidade de vida deles e temos visto avanços significativos em diversos aspectos”, explica o professor que é egresso do curso de Educação Física da UnP e atual aluno da Pós-Graduação em Exercícios Físicos Aplicados a Grupos Especiais da Universidade. Hoje o grupo de capoeiristas chega à 50 alunos, vindos da APAE e do bairro onde a instituição está localizada, oferecendo esporte e cidadania. Confira abaixo a lista com os vencedores do Iniciativa Jovem:

Iniciativa Jovem 2013

Edilane Kelly Lima de Brito Ferreira – Natal

Higor Melo – Goaninha

Manasses Araujo de Lima – Natal

Vitor Gomes Lopes – Natal

 

Josevaldo de Almeida Silva –  Bahia