Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

12 de fevereiro de 2019 18:42

Inovando na saúde, vencedor do Prêmio James McGuire 2019 se destaca

Projeto desenvolvido pelo professor da UnP e aluno da Pós-Graduação consiste em uma farmácia de manipulação adequada ao perfil genérico de cada paciente

Durante 2018, diversos alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação desenvolveram trabalhos únicos sobre temas atuais e com grandes possibilidades de se tornarem um negócio de sucesso. Reconhecendo a importância de iniciativas como essa, o Prêmio James McGuire 2019, uma competição de Planos de Negócios da Laureate Internacional, premia o aluno da Pós-Graduação MBA Executivo em Gestão Empresarial, Eduardo Pereira, como o melhor plano de negócio da etapa local.

Denominado de “Bio Ativos”, o projeto do aluno consiste em uma farmácia de manipulação, que vai preparar medicamentos personalizados e individualizados, conforme o perfil genérico de cada paciente. De acordo com Eduardo Pereira – que também é docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UnP – será oferecido um serviço diferenciado em um único lugar, onde é possível realizar testes de farmacogenética, receber os resultados e posteriormente preparar o medicamento do cliente.

“Nosso serviço é baseado na coleta de uma amostra de células bucais do paciente, em seguida, a amostra é enviada para o laboratório americano Genelex: Precision Medicine Made Possible with Pharmacogenetics, com o qual temos parceira e onde serão realizados os testes. O resultado devolvido para nós e, a partir disso, vamos saber quais são os medicamentos mais adequados e eficazes para aquele paciente”, explica.

Além disso, os testes possibilitam saber as doses mais eficientes para determinado tipo de pessoa, uma das formas mais avançadas de medicina personalizada. O principal foco da Bio Ativos é o tratamento de difícil cura, como câncer, doenças cardiovasculares e doenças psiquiátricas (depressão e ansiedade).

Para o orientador do trabalho, Prof. Daniel Medeiros, é muito gratificante contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da farmácia personalizada. “Eduardo é o típico caso de empreendedor que tem uma excelente ideia, mas que por não ser da área de negócios tem um pouco mais de dificuldade de expor seu pensamento em um modelo de negócio que seja claro. Meu papel foi de facilitador. O prêmio mostra a importância desse projeto e do potencial que ele tem de otimizar o tratamento farmacológico dessas doenças de difícil cura”, comenta o orientador.

O vencedor recebeu o valor de R$ 3 mil para desenvolver e aprimorar seu projeto.