Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

24 de Maio de 2011 10:42

Inscrições abertas para Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás

A Universidade Potiguar está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás. As áreas de concentração são: Automação de Processos Industriais (Natal), Engenharia de Poço (Mossoró) e Tecnologia Ambiental (Natal/ Mossoró). Os interessados podem se inscrever até 11 de junho nas Centrais de Atendimento da unidade Nascimento de Castro ou Campus Mossoró. O valor da inscrição é de R$ 80.

A exploração de petróleo e gás no Rio Grande do Norte vem contribuindo decisivamente, ao longo dos últimos anos, para o desenvolvimento da economia no nosso Estado. O cenário tem mudado: com uma produção petrolífera estimada em de 95 mil barris/dia, o RN se consolida como o segundo maior produtor do país e o maior produtor em terra.

A produção de gás natural também não fica para trás; com cerca de 4 milhões de metros cúbicos por dia, a atividade elevou o RN ao posto de terceiro maior produtor do Brasil, com mais de 3,9 mil poços em operação. Essa produção abastece 53 indústrias locais e os estados da Paraíba e de Pernambuco. A produção de GLP, o gás de cozinha, também abastece 100% do mercado do RN e 50% do Estado da Paraíba.

Neste cenário, as projeções econômicas e de investimento continuam sendo indicadas positivamente; recentemente, a Petrobrás anunciou que irá investir R$ 1,8 bilhão para projetos de exploração e desenvolvimento da produção de petróleo nos campos do RN. Portanto, quem se identifica com essa área, pode, através dessa oportunidade que está sendo oferecida pela UnP, abrir o caminho para a realização de uma sólida carreira profissional.

“O Mestrado tem como objetivo atender a demanda local e nacional, que é crescente, de profissionais na área de automação de processos industriais, tecnologias ambientais e engenharia de poços, possibilitando o desenvolvimento técnico-científico de uma grande quantidade de profissionais para atuarem na cadeia produtiva do petróleo e gás natural”, explica o prof. Dr. Oscar Gabriel Filho, coordenador do Mestrado.

A seleção dos candidatos ao Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás acontece de 15 de junho a 13 de julho de 2011. Há prazos diferenciados para as diferentes fases da seleção. O resultado final será divulgado no dia 11 de julho para os candidatos inscritos em Natal, e no dia 13 de julho, para os candidatos inscritos em Mossoró.

EDITAL