Acessibilidade
26 de agosto de 2014 15:20

Intensa participação de alunos e professores marca III Workshop da Escola de Engenharias e Exatas

Salas de minicursos, palestras, seminários e oficinas lotadas de alunos, totalizando cerca de mil inscritos no III Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas da UnP e I Simpósio do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás, realizado na Unidade Nascimento de Castro, entre os dias 21 e 23 de agosto. Algumas palestras tiveram que ocorrer em dois horários para atender à elevada demanda.

“Tivemos uma intensa participação de toda a comunidade acadêmica, incluindo alunos e professores da pós-graduação e mestrado, e importantes setores do mercado presentes em todos os dias do evento”, comemorou a professora Catarina Pinheiro, diretora da Escola. O encerramento, na última sexta-feira (23), foi marcado por grande movimentação na área de convivência da Unidade, que sedia a Escola de Engenharias e Exatas.

A exposição de trabalhos acadêmicos e protótipos experimentais desenvolvidos por alunos dos cursos de Engenharias da UnP (atualmente em nove áreas), chamou a atenção do Presidente da UnP, Marcus Peixoto, que compareceu ao evento acompanhado da Pró-Reitora Acadêmica, professora Sandra Amaral, e do Comitê Executivo da Universidade. “Essa interface entre teoria e prática é fundamental para a formação de nossos alunos e para o desenvolvimento de soluções para a sociedade”, destacou o Presidente.

A programação aliou informações acadêmicas à experiência de profissionais de vários segmentos do mercado de trabalho. Diversas instituições marcaram presença, como o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-RN), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), entre outras.

Um dos objetivos dos dois eventos simultâneos, além de ampliar as oportunidades de aprendizado e o desafio de empreender por parte dos estudantes, foi também aproximá-los do mercado e das instituições de maior peso na área das Engenharias e Ciências Exatas. “É uma oportunidade incrível de ampliarmos nossos horizontes para além dos bancos universitários”, resumiu Henrique Eduardo da Costa, aluno do 8º período do curso de Sistemas da Informação.

Outro destaque foi a mostra de banners detalhando a formulação e o estágio atual das nove pesquisas em desenvolvimento no Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP (e-Labora), reunindo alunos e professores de diferentes cursos da Escola de Exatas.

Por Stella Galvão, gestora de comunicação da Escola de Engenharias e Ciências Exatas.

CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO.